User:
Password:
Email
Projectos

Apresentação / Caracterização

O Projeto "Minho Verde - Federação Internacional das Associações Empresariais" visa desenvolver uma rede internacional de cooperação e partilha que permita apoiar adequadamente a inserção do tecido empresarial do Alto-Minho em mercados externos.

Envolve várias ferramentas de dinamização empresarial e integra associações regionais e estrangeiras para apoio, suporte e lobby, nos processos de informação, aproximação e intermediação com as organizações internacionais para mediar e facilitar intenções de colaboração, parceria, penetração e desenvolvimento, numa aproximação empresarial ponto-a-ponto ao mercado global.

Âmbito / Objetivos

Com o intuito de incrementar a competitividade das PME regionais através do fornecimento da informação atempada e necessária à definição de estratégias de abordagem ao mercado europeu, numa primeira fase, e global, numa segunda, assenta em 3 vetores principais:

  • ·         Modelo de informação de proximidade;

Estruturado seguindo uma estratégia bottom up, para suportar a informação, com valor acrescentado e de fácil acesso e interpretação., indispensável aos processos de internacionalização das empresas do Alto-Minho.

  • ·         Ferramenta de business intelligence;

Para pemitir a gestão da informação recolhida junto de entidades públicas e privadas, empresas e, sobretudo, associações regionais aderentes. Adaptada às necessidades das PME, apoia a sua transformação em informação útil para a tomada de decisão empresarial nos domínios de conhecimento da envolvente política, económica, jurídica/legal, tecnológica, financeira, social e comercial dos mercados das regiões envolvidas. permite, de igual modo, a pesquisa de parceiros e locais para implantação e outras informações de utilidade para facilitar o processo de internacionalização das empresas da região.

  • ·         Network colaborativa

Constituída por empresas e associações internacionais, que pretende ser uma plataforma de aproximação das empresas das regiões envolvidas, complementar às estruturas de institucionais para apoio, suporte e lobby, nos processos de informação, aproximação e intermediação com as organizações envolvidas para mediar intenções de colaboração, parceria, penetração e desenvolvimento, numa lógica de aproximação ponto-a-ponto.

Resultados Visados

Espera-se uma importante alteração do tecido económico regional, devido aos seguintes efeitos que, isolados e conjugados, irão provocar significativos acréscimos.

  • Do potencial competitivo das empresas, suportado numa informação estruturada e personalizda, que permitirá o acesso a uma economia baseada no conhecimento, a ferramentas dinâmicas de competitividade, ao apoio nos processos de internacionalização e a uma maior representatividade em organismos internacionais.
  • Do incremento da cooperação interempresarial e interassociativa criando as condições para processos de cooperação e colaboração que aumentarão a sustentabilidade das decisões e reduzirão a novos mercados numa perspetiva global.
  • Da internacionalização das empresas do Alto Minho, em particular para os mercados alvos de expansão estratégica definida, bem como das exportações, como resultado das atividades desenvolvidas no âmbito deste projeto.
  • Do desenvolvimento regional, dando origem ao aparecimento de externalidades positivas, que por sua vez, irão induzir novas dinâmicas, que podem realmente vir a melhorar significativamente o nível de vida das populações.
  • Da imagem da região e do país a nível externo através de melhor inserção em mercados globais com assinaláveis dinâmicas de desenvolvimento.

 

Visite a plataforma do projeto: http://global.ceval.pt

 

Missão à República de Malta

Missão à região da Catalunha, Barcelona, Espanha

Missão à regiãio da Umbria, Itália

Missão ao Luxemburgo

 

 

 

 

 

 

Cursos de Formação
Associação:
Localidade:
Bolsa de Emprego
Localidade:
Procura e Oferta de Emprego
CEVAL - Confederação Empresarial do Alto Minho | CAE Parque de Actividades de Cerveira, 2.º Polo, 4920-013 Vila Nova de Cerveira - Portugal
Tefefone: (+351) 251 700 010 | Fax: (+351) 251 700 019 | E-Mail: geral@ceval.pt | Home Page: www.ceval.pt
Desenvolvido por: Ancornet Lda
Live Chat Support