Alto Minho celebrou o mérito de personalidades e empresas - CEVAL
24748
post-template-default,single,single-post,postid-24748,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,transparent_content,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

Alto Minho celebrou o mérito de personalidades e empresas

Alto Minho celebrou o mérito de personalidades e empresas

Doze empresas e empresários de todo o Alto Minho foram distinguidos em diferentes categorias na V Gala Alto Minho IPVC Business Awards 2018. Objectivo foi reconhecer o trabalho realizado em prol do desenvolvimento da região.

Várias personalidades e empresas do Alto Minho foram distinguidas, na V Gala Alto Minho IPVC Business Awards 2018. A iniciativa – promovida pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), pela Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) e pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) – teve como finalidade distinguir o que de melhor se fez na região, ao nível da inovação, gestão e empreendedorismo.
O evento teve também uma vertente solidária, com o anúncio da disponibilização de materiais de construção para as obras do Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo.

Rui Teixeira, presidente do IPVC, disse que o evento pretendeu celebrar o mérito de pessoas e empresas da região. “Estamos a celebrar o mérito de coisas concretas. Estamos a celebrar o valor, a mais-valia e a obra que algumas empresas foram capazes de conseguir. Criaram riqueza, emprego e bem-estar. Estamos também a enfatizar a competência dos empresários”, afirmou Rui Teixeira.
O responsável máximo do IPVC apelou ainda para que todos se unam na tarefa de atrair e fixar talento na região. Até porque “dentro de 10/15 anos teremos no Alto Minho, menos de um terço da mão-de-obra de que precisamos. Temos que olhar para isto com políticas articuladas e fazer do nosso mérito um projecto político partilhado pelas pessoas”.

José Luís Ceia, presidente da CEVAL, considerou que o Projecto ‘Activa’ do IPVC enquadra-se na missão da CEVAL de promoção da região, que se destaca pela pró-actividade. “Estamos numa região que é um exemplo nacional, com uma taxa de exportações, no primeiro semestre deste ano, de 154 por cento, um superavite de cerca de 600 milhões de euros. A taxa de desemprego está em 6,7 por cento e é a mais baixa de Portugal”.
O presidente da CEVAL lembrou que as empresas distinguidas “criaram emprego e continuaram aqui Investem na região”.
Pelo meio, ficou um apelo para que o pórtico da A28, situado na zona de Neiva, em Viana do Castelo, seja eliminado, conforme petição já entregue na Assembleia da República.

José Maria Costa, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, declarou que o Alto Minho é reconhecido como “área de desenvolvimento e de criação de novos postos de trabalho”, mas é preciso mais cooperação entre todos. “Precisamos de cooperar mais e de es- tarmos mais unidos em alguns objectivos. Precisamos de continuar a alargar os nossos horizontes. A cooperação é fundamental”, frisou José Maria Costa, que elencou alguns dos desafios que actualmente se colocam às empresas: cooperação, competitividade e do conhecimento.

Ao todo, foram entregues 12 prémios, aos seguintes vencedores: Prémio Inovação Produto (Minho Fumeiro); Prémio Inovação Processo (Clínica João Carlos Costa); Prémio Inovação Marketing (Hotel Feel Viana): Prémio Inovação Organizacional (Sanitop); Prémio Internacionalização (Omatapalo S.A.); Prémio Empreendedorismo no Feminino (Quinta dos Fumeiros); Prémio Instituição de Mérito Regional (Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Noroeste); Prémio Evento do Ano (ArtBeerfest); Prémio Projecto do Ano (Novo Rumo a Norte); Prémio Associativismo (Lucio Afonso – Aviários e Agro-Pecuária).
O Prémio Prestígio foi entregue a António Camelo (do Restaurante Camelo). A empresa Casa Peixoto foi condecorada com o Prémio Carreira.

Fonte: Correio do Minho



Chinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
%d bloggers like this: