CEVAL | Formação Ação: Melhor Turismo 2020
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Formação Ação: Melhor Turismo 2020

Identificação e Enquadramento do projeto:

Aviso: POCI-60-2016-05
Projeto nº: POCI-03-3560-FSE-000245
Programa Operacional: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
Fundo: FSE
Eixo Prioritário: Promoção e sustentabilidade e da qualidade do emprego
Objetivo temático: Promoção e sustentabilidade e da qualidade do emprego e apoiar a mobilidade laboral
Prioridade de Investimento: Adaptação dos trabalhadores, das empresas e dos empresários à mudança
Tipologia da operação: Formação-Ação para PME
Organismo Intermédio: C.T.P. – CONFEDERAÇÃO DO TURISMO PORTUGUÊS

 

Síntese do projeto:

Com este projeto pretende-se dar o contributo efetivo às PME para a formação dos empresários e gestores na reorganização e melhoria das capacidades de gestão, nas temáticas selecionadas. Este contributo efetivo é alcançado através da implementação de um programa estruturado de intervenção no conjunto das PME abrangidas visando a obtenção de soluções comuns e coerentes face a problemas ou oportunidades a explorar.

Descrição e objetivos do Projeto;

Intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiada em temáticas associadas à inovação e mudança, através de:
•    Aumento da qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas;
•    Aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação;
•    Promoção de ações de dinamização e sensibilização para a mudança e intercâmbio de boas práticas.

 

Metodologia de Formação-Ação:

·          A formação-ação é uma intervenção com aprendizagem em contexto organizacional e que mobiliza e internaliza competências com vista à persecução de resultados suportados por uma determinada estratégia de mudança empresarial.

·          Os tempos de formação e de ação surgem sobrepostos e a aprendizagem vai sendo construída através do desenvolvimento das interações orientadas para os saberes-fazer técnicos e relacionais. Trata-se assim de uma metodologia que implica a mobilização em alternância das vertentes de formação (em sala) e de consultoria (on the job) e, como tal, permite atuar a dois níveis:

·          Recursos Humanos: desenvolver competências nas diferentes áreas de gestão, dando resposta às necessidades de formação existentes;

·          Empresa: aumento da produtividade, capacidade competitiva e a introdução de processos de mudança/inovação nas empresas.

·          Este programa desenvolve-se em dois ciclos: Ciclo do Planeamento, e Ciclo Temático.

 

Áreas Temáticas do Projeto:

Ciclo do Planeamento:

                        ● Mais Abrangente;

                        ● Orientada para responder aos problemas e desafios identificados no Diagnóstico Estratégico a realizar;

                        ● Através do desenvolvimento de competências individuais e coletivas em vários domínios;

Domínios de Intervenção a preveligiar:

 

  • Gestão Estratégia;
  • Estratégias de Internacionalização;
  • Gestão Administrativa e Financeira
  • Qualidade de serviço na hotelaria, restauração e turismo;
  • Gestão de Equipas de Trabalho
  • Marketing & Publicidade
  • Proteção Ambiental
  • Financiamento

Ciclo Temático:

                       

  • Mais Específico;
  • Orientação para responder a necessidades de competências previamente identificadas e associadas a áreas funcionais específicas (prestação de serviço, marketing e comunicação, comercialização, etc);

Domínios de Intervenção a privilegiar:

 

  • Acolhimento e atendimento ao Cliente
  • Segurança e Gestão de Riscos;
  • Incluindo a gestão de Reclamações
  • Gestão de Aprovisionamento e relação com fornecedores
  • Controlo de Gestão
  • Marketing e Gestão de Canais online;
  • Comunicação em linguagem estrangeira;
  • Negociação e Vendas
  • Técnicas específicas de prestação de serviço

Financiamento:

90 % das despesas elegíveis