Região do Alto Minho atrai a maioria dos investimentos no setor automóvel - CEVAL
24798
post-template-default,single,single-post,postid-24798,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,transparent_content,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

Região do Alto Minho atrai a maioria dos investimentos no setor automóvel

Região do Alto Minho atrai a maioria dos investimentos no setor automóvel

Para Luís Ceia, o crescimento da indústria está na base do superávite de 600 milhões de euros gerados pela região do Alto Minho.

Luís Miguel Ribeiro recebeu o prémio “Projeto do Ano” ganho pela AEP com o Novo Rumo a Norte.

LUÍS CEIA DÁ PRIORIDADE À COOPERAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA

Região do Alto Minho está a atrair a maioria dos investimentos no setor automóvel A atividade industrial no Alto Minho está a crescer com a procura gerada pela fábrica da Peugeot/Citroën de Vigo afirmou. Luís Ceia. O presidente da CEVAL Confederação Empresarial do Alto Minho destacou a dinâmica de investimento na região no decorrer da entrega dos “Business Awards”, em Viana do Castelo.

A atividade industrial faz com que a região do Alto Minho tenha hoje um excedente comercial de 600 milhões de euros e apresente uma taxa de 154% na cobertura das importações pelas exportações. ” O peso da indústria no Alto Minho é superior ao norte e ao país” referiu o presidente do CEVAL.

Ao longo dos últimos 10 anos fizeram-se 10 grandes investimentos no setor automóvel na região do Alto Minho e apenas um grande investimento na Galiza salientou Luís Ceia. Com o lançamento do novo projeto K9 da nova geração de furgões e veículos comerciais, o grupo PSA e os fornecedores estão a investir 1800 milhões de euros até 2020. A fábrica de Vigo é a unidade industrial de maior capacidade instalada em Espanha, produzindo cinco vezes mais automóveis por ano que a AutoEuropa.

Para Luís Ceia, a cooperação transfronteiriça é a melhor medida para combater a marginalidade dos territórios e fomentar o desenvolvimento. A fronteira de Valença tem um papel determinante, com um tráfego diário de 22 000 automóveis, sendo a primeira fronteira em trânsito de veículos e a segunda em tráfego de mercadorias.

Para Portugal, a Galiza representa um mercado de três milhões de consumidores a pouco mais de uma hora de distância. O presidente do CEVAL salientou que a Galiza é a quarta província espanhola em volume de exportações. A capital económica da Galiza é Vigo, ocupando o nono lugar entre as cidades espanholas com mais atividade económica.

“Alto Minho Business Awards” valorizam inovação e empreendedorismo Doze empresas e empresários de todo o Alto Minho foram distinguidos em diferentes categorias em mais uma edição dos “Alto Minho Business Awards”, este ano renomeados de “Alto Minho IPVC Business Awards 2018”. O objetivo foi reconhecer o trabalho realizado em prol do desenvolvimento da região.

A iniciativa promovida pela Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) teve como finalidade distinguir o que de melhor se fez na região, ao nível da inovação, gestão e empreendedorismo. O evento teve também uma vertente solidária, com o anúncio da disponibilização de materiais de construção para as obras do Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo.

Ao todo, foram entregues 12 prémios, aos seguintes vencedores: Prémio Inovação Produto (Minho Fumeiro); Prémio Inovação Processo (Clínica João Carlos Costa); Prémio Inovação Marketing (Hotel Feel Viana): Prémio Inovação Organizacional (Sanitop); Prémio Internacionalização (Omatapalo S.A.); Prémio Empreendedorismo no Feminino (Quinta dos Fumeiros); Prémio Instituição de Mérito Regional (Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Noroeste); Prémio Evento do Ano (ArtBeerfest); Prémio Projecto do Ano (Novo Rumo a Norte); Prémio Associativismo (Lúcio Afonso Aviários e Agro-Pecuária).

O Prémio Prestígio foi entregue a António Camelo (do Restaurante Camelo). A empresa Casa Peixoto foi condecorada com o Prémio Carreira.

Os “Business Awards” valorizam o papel das empresas da região na criação de emprego e investimento sustentado A CEVAL e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo têm aumentado a cooperação com o objetivo de aumentar a qualificação dos quadros das empresas do Alto Minho.

Ver Notícia



Chinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
%d bloggers like this: