Top20 de Economia Digital

O primeiro estudo do projeto Norte Digital, intitulado “Economia Digital e o Papel das PME da Região Norte – Principais economias na área do comércio eletrónico e de maior potencial de adesão aos produtos nacionais (TOP 20)” foi apresentado publicamente na Conferência Exportar Online da AICEP Portugal Global.

Consulte a versão resumida e a versão completa do estudo de diagnóstico do TOP 20 de Economia Digital.

Estudos de Diagnóstico

O Norte Digital é um projeto que visa ajudar as PME do Norte do país a beneficiarem das potencialidades da presença na Economia Digital e no Comércio Eletrónico.

Descodificamos o mundo para a sua PME

  1. EuropeuEstudo sobre o comportamento dos consumidores europeus da Economia Digital (por sector / geografia), incluindo análises comparativas da região Norte com regiões europeias semelhantes.
  2. Top20 de Economia DigitalEstudo de levantamento de informação dos principais países de destino da economia digital. Análise de principais indicadores e padrões de consumo online, fiscalidade e legislação, meios de pagamentos, logística e distribuição, mercados eletrónicos (públicos e privados), principais sites, mecanismos de ODR e de selos de confiança, associações de apoio a PME em termos de comércio eletrónico e entidades públicas necessárias à atividade local e identificação de case studies de PME de referência no mundo online.Estudo Norte Digital ACEPI Top 20
    • Sumário Executivo do Estudo Norte Digital Top 20Download
    • Estudo completo Norte Digital ACEPI Top 20 de Economia DigitalDownload
    • Fichas dos 20 países contemplados no EstudoDownload
  3. Levantamento de Necessidades das PMEEstudo de análise dos requisitos mais relevantes, levantamento de necessidades de qualificação, visão e enquadramento setorial de PME da Região Norte. Será definido um roadmap personalizado de evolução para a Economia Digital e participação em plataformas internacionais e/ou marketplaces agregadores, apontadas falhas de mercado e barreiras na estruturação de oferta e de produto e identificadas variáveis de sucesso para atingir os consumidores digitais e efeito de escala, incluindo a definição de modelos de negócio na área da Economia Digital mais apropriados.

Falhas de mercado

  1. Falta de conhecimento sobre o comportamento digital dos consumidores em outros paísesSobre como desenvolver e vender novos produtos e serviços, bem como quais serão os principais requisitos de venda, quais as principais plataformas, entre outros.
  2. Falhas de mercado ao nível da qualificação de PME da região Norte para a Economia DigitalSendo dada especial atenção à identificação de requisitos e levantamento de necessidades sectoriais, no sentido de definir um roadmap personalizado de evolução para a Economia Digital e participação em plataformas internacionais e/ou marketplaces agregadores.
  3. Falhas de mercado ao nível da estruturaçãoDe iniciativas coletivas que permitam a qualificação das PME da região Norte na área da Economia Digital, as quais tenham uma abrangência sectorial e uma ligação forte às estruturas de apoio empresarial que já estejam no terreno.