CIM Alto Minho promove debate sobre competitividade, inovação e empreendedorismo no Alto Minho em 2030

Promover o debate sobre temas chave relativos à competitividade, inovação e empreendedorismo, bem como sobre as prioridades e propostas de projetos dos principais clusters do Alto Minho para o período 2030, é o tema do seminário que a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) promove no próximo dia 27 de novembro, na Villa Moraes, em Ponte de Lima.
O seminário, com início marcado para as 09h30, terá como oradores, na sessão de abertura, José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e presidente da CIM Alto Minho; Victor Mendes, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima; Carlos Rodrigues, presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC); e Luís Ceia, presidente da Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL).
Seguir-se-ão dois painéis sobre “Competitividade, Inovação & Empreendedorismo: Balanço 2014-2020”, nos quais serão abordadas quer as perspetivas europeias e nacionais, quer as perspetivas regionais para 2030. Moderados por Cristina Azevedo, estes painéis contam com as intervenções de representantes da CIM Alto Minho, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Norte (CCDR-N) e de Alexandre Almeida, da Agência Nacional de Inovação (ANI).
Durante a tarde os participantes serão convidados a escolher uma das três sessões temáticas paralelas, nomeadamente sobre Clusters Turismo, Comércio e Mar, Clusters Agroalimentar, Vitivinicultura, Floresta e Pedra ou Clusters Energia, Construção, Componentes de Automóveis e Metalomecânica, e que serão moderadas, respetivamente, por Luís Ceia presidente da CEVAL; Ana Paula Vale, docente da Escola Superior Agrária/ Instituto Politécnico de Viana do Castelo; e Jorge Miranda, coordenador de projetos da Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras (INCUBO).
Para estas sessões paralelas estão já confirmadas as presenças de Inácio Ribeiro, vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERTPNP); Domingos Macedo Barbosa, vogal da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP); Deolinda Silva, diretora executiva PortugalFoods; Manuel Pinheiro, presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV); Rosário Alves, diretora executiva da FORESTIS – Associação Florestal de Portugal; Luís Martins, presidente do Conselho de Administração da Associação Cluster Portugal Mineral Resources (ACPMR); António Esteves, representante do Cluster de Energias Renováveis; Paulo Lobo, responsável pelos Serviços de Economia da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN); José Couto, administrador da MOBINOV; e David Rodrigues, da Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP).
No final os moderadores reúnem-se em plenário para a apresentação das principais conclusões preliminares dos diversos painéis. A sessão de encerramento será assegurada por José Carlos Gomes, vogal executivo do Norte 2020 da CCDR-N, e por José Maria Costa, presidente da CIM Alto Minho.
O programa detalhado do seminário e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da CIM Alto Minho em http://www.cim-altominho.pt/gca/index.php?id=1401.