Mais 20 vagas para ajudar desempregados a encontrar emprego.

CEVAL – Alto Minho inicia a segunda edição da Incubadora Social de Emprego com o objetivo de reativar e impulsionar a procura de emprego, usando novas técnicas de orientação profissional e ferramentas digitais.

A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Fundação Santa María la Real (Espanha), iniciam em julho a segunda edição da sua Incubadora Social de Emprego, um programa gratuito que procura orientar desempregados a reativar a sua procura de emprego com novas técnicas e ferramentas, reforçando competências transversais e digitais.

Este um novo grupo de 20 desempregados, terá acesso a assessoria especializada em sessões presenciais e online onde aprendem a realizar um roteiro personalizado de procura de emprego, atualizar o CV, simular entrevistas de emprego e entrar em contato com empresas.

Podem participar homens e mulheres desempregados, com o 12º ano, de qualquer setor profissional, com ou sem experiência anterior. 

O programa é desenvolvido num formato misto, que combina sessões virtuais (através de diferentes aplicações informáticas) e sessões presenciais. Os participantes terão a orientação de especialistas em emprego, ferramentas digitais, roteiros de trabalho e contatos com empresas que os orientarão com o objetivo de aumentar a sua empregabilidade e procurar a sua inserção no mercado laboral. Este programa contempla ainda a realização de dinâmicas de inteligência emocional para aprender a desenvolver um plano de procura de emprego com enfoque nos objetivos profissionais dos participantes.

Os interessados ​​em participar na segunda edição da Incubadora Social de Emprego da CEVAL – Alto Minho têm até 17 de junho para se inscrever através do email [email protected] (Ficha de Inscrição) ou através da página www.ceval.pt/ise.

Recorde-se que as Incubadoras Sociais de Emprego são uma iniciativa-piloto lançada, com um número limitado de entidades protocoladas com o IEFP, que replica a metodologia das “Lanzaderas de Empleo”, criadas pela Fundação Santa Maria La Real com enorme sucesso na integração de desempregados em Espanha. Desde 2013 até ao presente, foram lançadas mais de 730 Incubadoras de Emprego em Espanha, com mais de 19.000 participantes e uma taxa média de inserção no mercado de trabalho de 60%.

Um novo apoio na procura de emprego!

As Incubadoras Sociais de Emprego, regulamentadas pela Portaria n.º 205/2021 de 12 de outubro de 2021, tratam-se de uma medida inovadora que pretende potenciar a inclusão no emprego, destinando-se a desempregados inscritos no IEFP, I. P. com idade igual ou superior a 23 anos.

O que são?

Equipas de 20 pessoas em situação de desemprego, com diferentes perfis formativos e percursos profissionais, que através do trabalho colaborativo e com a orientação de um técnico especializado – o Mentor, ativam e otimizam a procura de emprego com novas técnicas e ferramentas.

Como funciona?

A equipa de procura de emprego reúne três dias por semana, quatro horas diárias, durante um período de cerca de cinco meses, para treinar uma procura de emprego inovadora e proactiva, melhorar as competências transversais e digitais e apoiar-se mutuamente na procura de emprego.

Quais as ideias chave desta medida?

  • Conhecer as tendências atuais da procura de emprego
  • Aprender novas técnicas e estratégias flexíveis de abordagem ao mercado de trabalho
  • Reforçar as suas competências transversais e digitais
  • Conteúdos práticos e simples
  • Acompanhamento e treino por um Mentor
  • Procura de emprego em equipa
  • Contacto com empresas
  • Sessões em grupo e individuais

Quais os apoios?

  • Subsídio de transporte, no valor de € 50/mês
  • Subsídio de refeição, no valor de € 4,77/dia

Mude hoje a sua forma de procurar emprego! Agarre esta oportunidade.

A Incubadora Social de Emprego mais próxima da sua área de residência fica localizada na entidade parceira:

CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho

A adesão é voluntária e gratuita. Participe!

• Contacte-nos pelo email: [email protected]

• Receba e preencha a ficha de adesão

• Devolva pelo mesmo email [email protected] ou, ao serviço de emprego por email

 • Será contactado para realizar a entrevista de seleção