Mercado: Indonésia

A Indonésia é o quarto país mais populoso do mundo, a seguir à China, à Índia e aos Estados Unidos da América, com 260,6 milhões de habitantes em 2017, segundo dados do EIU – The Economist Intelligence Unit, e é um membro do G20 (grupo em que participam representantes das dezanove maiores economias do mundo e da União Europeia). O PIB per capita registou um valor estimado de 3 900 USD em 2017, prevendo-se um acréscimo para 4 160 USD em 2018 e que possa superar os 5 000 USD em 2021.

Trata-se de uma economia motora da ASEAN – Association of Southeast Asian Nations, possuindo o país consideráveis recursos naturais. A Indonésia tem importantes reservas de petróleo e gás natural; tem níveis elevados de produção de óleo de palma, carvão, cacau, estanho, cobre e borracha; dispõe de importantes reservas de níquel e de bauxite; por outro lado, existem na Indonésia grandes reservas de energia geotermal. No que concerne à composição do PIB por setores de atividade, estima-se que os serviços tenham sido responsáveis por 45,4%, a indústria por 41,0% e o setor agrícola por 13,7% em 2017.

Este país encontra-se nos trinta e seis mercados mais competitivos a nível mundial, num total de cento e trinta e sete, segundo o ranking do Global Competitiveness Report 2017-2018 (World Economic Forum), posicionando-se no nonagésimo sexto lugar em termos de transparência, de acordo com o Corruption Perceptions Index 2017. No que concerne à facilidade em fazer negócios, a Indonésia ocupa o septuagésimo segundo lugar, em termos mundiais, no ranking do Doing Business Report 2018, subindo dezanove posições face a 2017.

Portugal foi o 53º cliente da Indonésia em 2017, correspondendo as suas exportações para o nosso país a 0,1% do valor global. Segundo os dados do ITC, as exportações da Indonésia para Portugal, nesse ano, aumentaram 7,2% face a 2016.