ACIAB

Suspenso o pagamento da TSU pelas empresas que terminava hoje

Página Inicial/Informe-se/Notícias/Suspenso o pagamento da TSU pelas empresas que terminava hoje

Imprimir

Email

in Notícias Gerais

Criado em 20 março 2020

“Na sequência das medidas anunciadas pelo Governo de diferimento das prestações de Segurança Social, foi suspensa a data de pagamento, que terminava amanhã, 20 de março, das contribuições devidas à Segurança Social das empresas”, segundo o ministério da Segurança Social.

A empresa não vão ter de pagar a Taxa Social Única (TSU) cujo prazo final estava previsto para hoje, anunciou o ministério da Segurança Social.

“Na sequência das medidas anunciadas pelo Governo de diferimento das prestações de Segurança Social, foi suspensa a data de pagamento, que terminava amanhã, 20 de março, das contribuições devidas à Segurança Social das empresas”, segundo o comunicado da tutela.

“Os termos do diferimento das prestações e a definição das respetivas regras serão regulados pelo Governo, ..

Ler Mais »
ACIAB

Tem documentos a caducar? Não precisa de ir renová-los.

Página Inicial/Informe-se/Notícias/Tem documentos a caducar? Não precisa de ir renová-los.

Imprimir

Email

in Notícias Gerais

Criado em 19 março 2020

Devido à pandemia da covid-19 e para evitar que as pessoas tenham de sair de casa, o Governo prolongou o prazo de validade de vários documentos e outros compromissos. Confirme quais são.

Cartão de cidadão, carta de condução, registo criminal, certidões e vistos de permanência

Todos os documentos que tinham validade até 9 de março passam a ser aceites até 30 de junho pelas autoridades públicas sem qualquer tipo de obrigatoriedade ou penalização.

Inspeção do carro

A data limite para realizar a Inspeção Periódica Obrigatória (IPO) poderá ser prolongada por mais três meses para veículos com data de inspeção até 11 de março. Segundo o Jornal de Notícias, ainda estão a decorrer as negociações entre os centros de inspeções o Governo e o IMT.

Exames nacionais

As inscrições para os exam..

Ler Mais »
ACIAB

Regime de adaptabilidade segundo o código do trabalho

Página Inicial/Informe-se/Notícias/Regime de adaptabilidade segundo o código do trabalho

Imprimir

Email

in Notícias Gerais

Criado em 20 março 2020

Saiba mais sobre o regime de adaptabilidade do horário normal de trabalho, quando e como pode ser aplicado e ainda se se pode aplicar ao trabalho remoto.

Sabia que a regra das oito horas por dia e 40 horas semanais de trabalho, imposta como horário normal de atividade, pode sofrer alterações, individualmente ou em grupo? Quando assim é, pode ser sinal de que o regime de adaptabilidade entrou em ação. Vamos conhecê-lo mais aprofundadamente.

O QUE É O REGIME DE ADAPTABILIDADE?

O regime de adaptabilidade é uma forma de implementar flexibilidade no horário de trabalho. O trabalhador adapta o seu horário de trabalho conforme as necessidades de trabalho da empresa, alargando-o e diminuindo-o.

Como se implementa o regime de adaptabilidade?

Este regime consiste na possibilidade de, com o ..

Ler Mais »
ACIAB

Covid-19: Governo anuncia linhas de crédito para as empresas e flexibiliza pagamento de impostos e de contribuições sociais

Página Inicial/Informe-se/Notícias/Covid-19: Governo anuncia linhas de crédito para as empresas e flexibiliza pagamento de impostos e de contribuições sociais

Imprimir

Email

in Notícias Gerais

Criado em 18 março 2020

O ministro das Finanças e o ministro da Economia apresentaram esta quarta-feira, 18 de março, medidas que visam mitigar as consequências económicas do novo coronavírus, “que sabemos que serão fortes para famílias e empresas”. Em causa estão novas linhas de crédito para as empresas e uma flexibilização do pagamento de impostos e de contribuições sociais.

“É tempo de pensar em iniciativas para tentar conter e tratar a doença, mas também é a hora de garantir o apoio à liquidez das empresas, particularmente das pequenas e médias empresas, e o apoio aos trabalhadores e famílias que já hoje sentem o impacto das medidas adotadas [para combater o surto]”, disse Mário Centeno.

“O governo encontra-se fortemente empenhado em ..

Ler Mais »
ACIAB

Inspeções de veículos serão válidas por mais 3 meses

Página Inicial/Informe-se/Notícias/Inspeções de veículos serão válidas por mais 3 meses

Imprimir

Email

in Notícias Gerais

Criado em 18 março 2020

Se a data limite de inspeção do seu automóvel é posterior a 11 de março, então terá uma prorrogação do prazo até Junho.

De acordo com a notícia avançada pelo JN, a Inspeção Periódica Obrigatória (IPO) de veículos deverá ser prolongada até 3 meses. Isto para viaturas com data de inspeção posterior ao passado dia 11 de março.

A decisão, que decorre de diversas reuniões entre a Associação Nacional dos Centros de Inspeção Automóvel, a Secretaria de Estado da Mobilidade e o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, e que decorre da incerteza se vai ou não ser decretado Estado de Emergência, vai dar enquadramento legal à prorrogação das fichas de inspeção de cada viatura, que se afigura essencial no quadro da prevenção do Covid-19.

Segundo a mesma fonte, o processo tem sido complexo, envo..

Ler Mais »
ACIAB

Covid-19: É trabalhador independente? 15 perguntas e respostas sobre os apoios da Segurança Social

Página Inicial/Informe-se/Notícias/Covid-19: É trabalhador independente? 15 perguntas e respostas sobre os apoios da Segurança Social

Imprimir

Email

in Notícias Gerais

Criado em 17 março 2020

Sou trabalhador independente. Que tipo de apoio financeiro posso ter?

Como trabalhador independente pode ter um apoio financeiro excecional, no valor de um terço da base de incidência contributiva mensualizada referente ao primeiro trimestre de 2020.

Para um período de 30 dias, o limite é:
• Mínimo – 438,81 euros (valor do Indexante de Apoios Sociais – IAS)
• Máximo – 1.097,03 euros (valor de 2,5 IAS)
Se o período de encerramento do estabelecimento de ensino for inferior a um mês recebe o valor
proporcional.

Durante quanto tempo terei direito a este apoio?

Do período em que for decretado o encerramento da escola, exceto se o mesmo coincidir com férias
escolares.

Como é requerido o apoio financeiro?

O apoio é requerido através da Segu..

Ler Mais »
ACIAB

Governo apresenta um pacote de 9,2 mil milhões de euros para a economia portuguesa face ao impacto do novo coronavírus.

Página Inicial/Informe-se/Notícias/Governo apresenta um pacote de 9,2 mil milhões de euros para a economia portuguesa face ao impacto do novo coronavírus.

Imprimir

Email

in Notícias Gerais

Criado em 18 março 2020

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, anunciou um conjunto de linhas de crédito disponibilizadas através do sistema bancário com garantia do Estado que vão alavancar três mil milhões de euros para as empresas mais afetadas pela (quase) paralisação da economia devido à luta contra o coronavírus.

Este anúncio foi feito na conferência de imprensa desta quarta-feira, onde Mário Centeno e Pedro Siza Vieira apresentaram aos portugueses o pacote de estímulos de 9,2 mil milhões de euros para a economia sobreviver à “pancada”, expressão do primeiro-ministro, do novo coronavírus. Depois de ter comparado o tempo que se vive a uma “guerra”, Centeno voltou a engrossar o discurso, citando o ex-presidente do Banco Central Europeu..

Ler Mais »
ACIAB

IRS: Englobar ou não englobar? (esta decisão pode custar-lhe centenas de euros)

Página Inicial/Informe-se/Notícias/IRS: Englobar ou não englobar? (esta decisão pode custar-lhe centenas de euros)

Imprimir

Email

in Notícias Gerais

Criado em 18 março 2020

Os contribuintes com rendimentos de capitais ou prediais podem escolher a forma como desejam que estes sejam tributados: por tributação autónoma ou englobamento, uma decisão que poderá levar a uma maior ou menor poupança.

«Quando temos rendimentos que podem ser tributados a uma taxa fixa/liberatória, convém verificar o que compensa mais: englobar (somar esses valores aos restantes rendimentos) e ver qual seria a taxa aplicável, ou tributar autonomamente uma taxa fixa (não somando aos restantes rendimentos)», explica fonte do departamento Fiscal da sociedade de advogados CCA à “Executive Digest”.

Englobar os rendimentos «implica que todos os rendimentos dos contribuintes são somados», sendo em função do resultado que se determina qual vai ser a taxa (de 14% a..

Ler Mais »
ACIAB

Portugal e Espanha limitam circulação na fronteira a mercadorias e trabalhadores

Página Inicial/Informe-se/Notícias/Portugal e Espanha limitam circulação na fronteira a mercadorias e trabalhadores

Imprimir

Email

in Notícias Gerais

Criado em 16 março 2020

Portugal e Espanha vão limitar a circulação na fronteira terrestre comum a mercadorias e trabalhadores transfronteiriços por causa da pandemia da COVID-19, anunciou este domingo o primeiro-ministro.

António Costa afirmou que os termos destas limitações serão definidos na segunda-feira, numa reunião dos ministros dos dois países com a pasta da Administração Interna.

Essa reunião seguir-se-á à dos ministros da Saúde e da Administração Interna da União Europeia em que será abordada a questão das fronteiras externas de toda a União Europeia, disse o primeiro-ministro, numa conferência de imprensa no palácio de São Bento, em Lisboa.

O ministro da Administração Interna português, Eduardo Cabrita, e o ministro do Interior espanhol, Fernando Grande-Marlaska, “defi..

Ler Mais »
Notícias

Info COVID-19

Informação publicada a 18 e 19 de março: Governo define limitações de deslocação e iniciativa económica – O Primeiro-Ministro, António Costa, afirmou que a reunião do

Ler Mais »
Notícias

COVID-19 – Informação às Empresas

A CEVAL reuniu as orientações de diferentes organismos do Estado para esclarecer relativamente ao COVID-19. Para além do guia ‘COVID-19: Orientações para empresas do Alto

Ler Mais »