Economia Circular: Novas regras | CEVAL
21195
post-template-default,single,single-post,postid-21195,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,transparent_content,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

Economia Circular: Novas regras

Economia Circular: Novas regras

Os Estados Membros da União Europeia aprovaram ontem um conjunto de medidas ambiciosas destinadas a adequar a legislação da UE em matéria de resíduos ao futuro, no âmbito da política mais abrangente da UE relativa à economia circular.

Esta nova legislação, baseada nas propostas da Comissão que fazem parte do pacote de medidas relativas à economia circular apresentado em dezembro de 2015, contribuirá para evitar a produção de resíduos e, quando tal não for possível, contribuirá para intensificar consideravelmente a reciclagem dos resíduos urbanos e dos resíduos de embalagens.

Irá, ainda, eliminar progressivamente a deposição em aterros e promover a utilização de instrumentos económicos, como por exemplo, regimes de responsabilidade alargada do produtor. A nova legislação reforça a “hierarquia dos resíduos”, isto é, exige que os Estados Membros tomem medidas específicas que deem prioridade à prevenção, reutilização e reciclagem em detrimento da deposição em aterro e da incineração, tornando assim a economia circular uma realidade.

Saiba mais sobre as novas regras adotadas que representam a mais moderna legislação em matéria de resíduos em todo o mundo, onde a UE é pioneira e dá o exemplo a seguir.

Fonte: CE



Chinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
%d bloggers like this: