Identificação e Enquadramento do projeto:
Aviso: POCI-60-2016-05
Projeto nº: POCI-03-3560-FSE-000245
Programa Operacional: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
Fundo: FSE
Eixo Prioritário: Promoção e sustentabilidade e da qualidade do emprego
Objetivo temático: Promoção e sustentabilidade e da qualidade do emprego e apoiar a mobilidade laboral
Prioridade de Investimento: Adaptação dos trabalhadores, das empresas e dos empresários à mudança
Tipologia da operação: Formação-Ação para PME
Organismo Intermédio: C.T.P. – CONFEDERAÇÃO DO TURISMO PORTUGUÊS
Síntese do projeto:
Com este projeto pretende-se dar o contributo efetivo às PME para a formação dos empresários e gestores na reorganização e melhoria das capacidades de gestão, nas temáticas selecionadas. Este contributo efetivo é alcançado através da implementação de um programa estruturado de intervenção no conjunto das PME abrangidas visando a obtenção de soluções comuns e coerentes face a problemas ou oportunidades a explorar.
Descrição e objetivos do Projeto;
Intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiada em temáticas associadas à inovação e mudança, através de:
• Aumento da qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas;
• Aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação;
• Promoção de ações de dinamização e sensibilização para a mudança e intercâmbio de boas práticas.
Metodologia de Formação-Ação:
· A formação-ação é uma intervenção com aprendizagem em contexto organizacional e que mobiliza e internaliza competências com vista à persecução de resultados suportados por uma determinada estratégia de mudança empresarial.
· Os tempos de formação e de ação surgem sobrepostos e a aprendizagem vai sendo construída através do desenvolvimento das interações orientadas para os saberes-fazer técnicos e relacionais. Trata-se assim de uma metodologia que implica a mobilização em alternância das vertentes de formação (em sala) e de consultoria (on the job) e, como tal, permite atuar a dois níveis:
· Recursos Humanos: desenvolver competências nas diferentes áreas de gestão, dando resposta às necessidades de formação existentes;
· Empresa: aumento da produtividade, capacidade competitiva e a introdução de processos de mudança/inovação nas empresas.
· Este programa desenvolve-se em dois ciclos: Ciclo do Planeamento, e Ciclo Temático.
Áreas Temáticas do Projeto:
Ciclo do Planeamento:
● Mais Abrangente;
● Orientada para responder aos problemas e desafios identificados no Diagnóstico Estratégico a realizar;
● Através do desenvolvimento de competências individuais e coletivas em vários domínios;
Domínios de Intervenção a preveligiar:
- Gestão Estratégia;
- Estratégias de Internacionalização;
- Gestão Administrativa e Financeira
- Qualidade de serviço na hotelaria, restauração e turismo;
- Gestão de Equipas de Trabalho
- Marketing & Publicidade
- Proteção Ambiental
- Financiamento
Ciclo Temático:
- Mais Específico;
- Orientação para responder a necessidades de competências previamente identificadas e associadas a áreas funcionais específicas (prestação de serviço, marketing e comunicação, comercialização, etc);
Domínios de Intervenção a privilegiar:
- Acolhimento e atendimento ao Cliente
- Segurança e Gestão de Riscos;
- Incluindo a gestão de Reclamações
- Gestão de Aprovisionamento e relação com fornecedores
- Controlo de Gestão
- Marketing e Gestão de Canais online;
- Comunicação em linguagem estrangeira;
- Negociação e Vendas
- Técnicas específicas de prestação de serviço
Financiamento:
90 % das despesas elegíveis