logo-business-angelas

Apoiamos a tua ideia de negócio.

Alto Minho Angels é uma iniciativa conjunta da CEVAL – Alto Minho e da Neivagest Group que visa juntar os promotores de empresas em fase de criação ou de crescimento com Business Angels do Alto Minho, investidores privados e informais de capital de risco.

Uma iniciativa

O que é um Business Angel?

“O termo “business angel” teve origem em 1970 e veio da Broadway, “onde era usado para descrever indivíduos que financiavam produções de teatro” ” in Wikipédia, a Enciclopédia livre

“O business angel é um investidor particular (qualificado, tal como definem alguns regulamentos nacionais) que investe directamente (ou através das suas empresas) o seu próprio dinheiro predominantemente em empresas nascentes ou seed-capital, sem que exista uma relação familiar envolvida. Os business angels tomam as suas próprias decisões de investimento e são financeiramente independentes, ou seja, a possibilidade da perda total do investimento não significará uma mudança significativa no seu património. O BA investe numa lógica de longo prazo e está preparado para dar suporte estratégico aos promotores para que o investimento tenha êxito.” in site da EBAN

Questões Gerais

O Alto Minho constitui um espaço de Competitividade, Inovação e Desenvolvimento Territorial, cuja concentração de pessoas de elevada qualificação profissional e actividades de significativo valor acrescentado apresenta um ambiente propício ao aparecimento de novos projectos empresariais.

“O business angel é um investidor particular que investe directamente (ou através das suas empresas) o seu próprio dinheiro predominantemente em empresas nascentes ou seed-capital, sem que exista uma relação familiar envolvida. Os business angels tomam as suas próprias decisões de investimento e são financeiramente independentes, ou seja, a possibilidade da perda total do investimento não significará uma mudança significativa no seu património. O BA investe numa lógica de longo prazo e está preparado para dar suporte estratégico aos promotores para que o investimento tenha êxito.” in site da EBAN. “O termo “business angel” teve origem em 1970 e veio da Broadway, “onde era usado para descrever indivíduos que financiavam produções de teatro” ” in Wikipédia.

O objectivo do business angel é a valorização das startups, adquirindo uma participação no capital social, durante um determinado período, assegurando suporte financeiro à implementação e crescimento do projecto. A venda da sua participação é feita privilegiando a vontade e interesses dos empresários promotores do projecto. O objectivo último do é a venda da sua participação com uma mais valia, apenas conseguida se o projecto alcançar o sucesso esperado. Durante o período da sua participação, o business angel assume o risco do projecto nos mesmos termos que os próprios promotores.

O Alto Minho Angels é composto por membros com conhecimento e experiência nas mais diversas áreas de negócio. Todos os Business Angels têm de respeitar a confidencialidade da informação a que têm acesso no âmbito das actividades, em particular a referente aos projectos empresariais que sãpo submetidos a apreciação. No Alto Minho Angels a admissão de Business Angels associados é realizada mediante convite de um dos membros da equipa.

Investimento

Os investimentos realizados pelos business angels, têm de obedecer a um conjunto de critérios que nos permitem enquadrar os projectos no nosso âmbito de actuação e avaliar qual o seu risco e potencial de crescimento.

A lista que se segue enumera alguns do critérios e questões mais comuns utilizadas na avaliação de projectos. O não cumprimento de um ou mais destes critérios não é um factor de exclusão e não realização de investimento, ou seja, não é expectável que os projectos preencham todos estes requisitos. No entanto, quantos mais requisitos forem preenchidos maior é a possibilidade do projecto obter o apoio e investimento dos investidores

Empreendedores e Equipa de Gestão:

  • Experiência e conhecimentos técnicos
  • Capacidade de gestão
  • Perfil Empreendedor
  • Equipa coesa, complementar e equilibrada.

Oportunidades de Mercado:

  • Definição do mercado alvo
  • Dimensão
  • Taxa de crescimento
  • Concorrentes (directos e indirectos)
  • Escalabilidade

Tecnologia utilizada:

  • Estado de desenvolvimento/maturidade
  • Grau de inovação
  • Risco
  • “Time to market”

Estratégia da Empresa:

  • Problema/necessidade que o projecto visa satisfazer
  • Vantagens comparativas
  • Principais Stakeholders
  • Meios de comunicação e divulgação
  • Canais de distribuição
  • Objectivos no tempo

Propriedade Intelectual:

  • Patentes registadas
  • Pedidos de patentes
  • Alcance e força das patentes
  • Licenças asseguradas

Situação Financeira:

  • Liquidez e Sustentabilidade (presente e futura)
  • Horizonte temporal para break-even

Condições de Investimento Propostas:

  • Montante
  • Valorização pré-investimento
  • Valorização pós-investimento
  • Condições

Parcerias para o futuro.

Apoiar as boas ideias de negócio.

“A NeivaGest Group e a CEVAL estão completamente comprometidos em apoiar as boas ideias. Estamos certos que este será o nosso melhor compromisso para apoiar a economia do Alto Minho.”

Miguel Dominguez
Neivagroup

Viabilidade Económica

Analisamos todas as ideias de negócio, garantindo a viabilidade económica do projeto.

Plano de Marketing

Para garantir o sucesso do projeto, acompanharemos o seu Plano de Marketing para expandir o seu negócio de forma estratégica, escalável e replicável.

Consultoria do Negócio

Estaremos em permanente contacto para garantir que se sinta apoiado a cada momento.

Selecção de Projetos

Os projectos são apresentados à Alto Minho Angels através de email ou por via de recomendação de um Business Angel associado.

Documentação necessária
A apresentação do projecto deve assentar no resumo do Plano de negócios, onde seja evidenciado:

– Inovação do produto/serviço/modelo de actuação
– Potencial de escalabilidade/dimensão do mercado
– Ponto de situação do projecto
– Plano de Investimento e objectivos do financiamento
– Equipa promotora

Validação
Com a periodicidade mensal, são validados os projectos pela Direcção, e de seguida distribuídos pelos Business Angels associados da Alto Minho Angels.

Análise
Cada Business Angels avaliará o seu interesse pelo projecto e determinará se é sua intenção avançar com a análise da proposta, sendo nesta altura pedidos os esclarecimentos necessários às equipas promotoras/ empreendedores.

Decisão e Investimento
Os Business Angels apresentarão a sua proposta de investimentos às equipas promotoras.

Parceiros

Modelo de Plano de Negócios

Um Plano de Negócios bem estruturado e contendo toda a informação relevante para a avaliação das propostas de valor é meio caminho para captar a atenção e interesse dos business angels.

O Alto Minho Angels sugere a utilização da metodologia “Business Model Canvas” por ser intuitiva, simples, utilizada internacionalmente e bastante completa no seu conteúdo. Aqui disponibilizamos os aspectos fundamentais do Modelo Canvas. Informação adicional pode ser obtida em www.businessmodelgeneration.com

 
alto-minho-angels

Dê asas à sua ideia. Candidate-se.

Para mais informações ou esclarecimentos adicionais, não hesite em nos contactar. Se a sua ideia tiver enquadramento, teremos todo o gosto em o/a apoiar. 

Inscreva-se na nossa newsletter.

x
Chinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish