Ficha Técnica:
Projeto nº: 0207_BID4TENDERS_1P
Programa Operacional: Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027
Fundo: Fundo Social Europeu
Entidade Promotora: AEP – Associação Empresarial de Portugal
Entidades Copromotoras: CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho e CEG – Confederación de Empresarios de Galicia
Entidades Parceiras: IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P e o IGAPE – Instituto Galego de Promoción Económica
Título do projeto: Cooperação Digital Transfronteiriça no Public Procurement para PME’s
Acrônimo: BID4TENDERS
Área de cooperação: Galiza – Norte de Portugal
Prioridade: Aproveitar o potencial da cooperação para consolidar o ecossistema de inovação científica e tecnológica, potenciar a criação de redes de conhecimento e negócios, promover a digitalização, e melhorar competitividade empresarial, especialmente das PME’s e micro PME’s.
Objetivo político: Uma Europa mais competitiva e inteligente, promovendo uma transformação económica, inovadora e inteligente, e conectividade regional com tecnologias de informação e comunicação.
Objetivo específico: Reforçar o crescimento sustentável e competitividade das PME’s, e a criação de emprego nestas empresas, também mediante intervenções produtivas.
Âmbito de intervenção: Desenvolvimento empresarial e internacionalização das PME’s incluindo as intervenções produtivas.
Mecanismo de intervenção territorial: Sem enfoque territorial
Custo Total Elegível: 585.426,52€
Data de Inicio do Projeto: 01/09/2023
Data de Encerramento do Projeto: 31/08/2026
Síntese do Projeto: O objetivo principal deste projeto é o de criar uma ferramenta digital de apoio às PME na identificação, gestão e desenvolvimento de consórcios entre a Galiza e o Norte de Portugal, no âmbito do public procurement, que possa ir além das ferramentas dispersas que existem no mercado dos concursos públicos. Além do desenvolvimento da ferramenta, o projeto apresenta uma série de ações cujo objetivo passa pela execução de um benchmarking estratégico para avaliar o estado de maturidade dos processos existentes ao nível empresarial nos dois lados da fronteira e desenvolver uma estratégia de formação prática e de apoio efetivo, personalizado e de proximidade aos empresários durante todas as fases dos processos de um concurso público. Este projeto está em linha com as recomendações e com a Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço (ECDT). nomeadamente no que diz respeito ao eixo 3.4 – Desenvolvimento económico e inovação territorial: retenção, atração e fixação de pessoas, empresas e novas atividades, contribuindo, assim, para reforçar o crescimento sustentável e a competitividade das PME, bem como para a criação de emprego nas PME.