Mundo de Culturas-Alto Minho - março 2018 a fevereiro 2019 - CEVAL
17805
post-template-default,single,single-post,postid-17805,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,transparent_content,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

Mundo de Culturas-Alto Minho – março 2018 a fevereiro 2019

Mundo de Culturas-Alto Minho – março 2018 a fevereiro 2019

 

Mundo de Culturas-Alto Minho – março 2018 a fevereiro 2019
Arranca no próximo sábado dia 10 de março, em Caminha, o ciclo de conferências “Mundo de Culturas”, organizado pelo Centro Cultural do Alto Minho (CCAM) no âmbito do projeto “Alto Minho 4D Viagem no Tempo”, cofinanciado pelo Norte 2020 e que está a ser desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho). De referir ainda que, com a realização destas iniciativas, a CIM Alto Minho associa-se ao programa das comemorações do Ano Europeu do Património Cultural em Portugal.

A primeira conferência, a realizar a partir das 11h00, no auditório do Teatro Municipal Valadares de Caminha, será subordinada ao tema “Os Primeiros Habitantes do Vale do Minho” e integra-se na rota do Megalitismo e Arte Rupestre no Alto Minho, que será criada no Alto Minho no âmbito deste projeto.

A conferência irá contar com a participação de um reputado painel de investigadores e especialistas académicos, nomeadamente do Prof. Doutor Sérgio Monteiro Rodrigues (Universidade do Porto); do Prof. Doutor João Pedro (Universidade de Lisboa), do Prof. Doutor Eduardo Méndez-Quintas (CENIEH), do Prof. Doutor Alberto Gomes (Universidade do Porto), do Prof. Doutor Manuel Santoja (CENIEH) e do Prof. Doutor Alfredo Pérez-González (CENIEH).

Para a segunda parte da conferência foi convidada a Prof. Doutora Ana Bettencourt (Universidade do Minho), que abordará o tema “O Megalitismo e a Arte Rupestre na Alto Minho. Mapa atualizado para novas rotas da arte paleolítica.” Da parte da tarde haverá uma visita de estudo pelos principais recursos patrimoniais que integrarão a rota do Megalitismo e Arte Rupestre em Caminha.

Seguem-se nos próximos meses as conferências nos outros concelhos do Alto Minho, nomeadamente em Monção, no dia 7 de abril 2018 com a “Rota dos Castros” ; Ponte de Lima, no dia 5 de maio 2018 com a “Rota do Romano” ; Ponte da Barca, no dia 16 de junho 2018, com a “Rota do Românico”; Valença, no dia 22 de setembro 2018 com a “Rota dos Castelos e Fortalezas” ; Melgaço, no dia 20 de outubro 2018 com a “Rota dos Mosteiros”; Viana do Castelo, no dia 17 de novembro 2018 com a “Rota dos Descobrimentos”; Arcos de Valdevez, no dia 8 de dezembro 2018 com a “Rota do Barroco”; Paredes de Coura, no dia 12 de janeiro 2019 com a “Rota da Arquitetura Tradicional” ; e, por fim, Vila Nova de Cerveira, no dia 9 de fevereiro 2019 com a “Rota do Contemporâneo ao Futuro”.

Programa e inscrições em: http://www.cim-altominho.pt/gca/index.php?id=1265

Fonte e imagens: cimaltominho.pt

Fonte: Norte em Rede



Chinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
%d bloggers like this: