4.ª Edição das “Reais Conversas com…”: “Alvarinho, um vinho de Reis”

No dia 20 de Novembro, decorreu na Casa da Cultura de Melgaço, a 4.ª Edição das “Reais Conversas com…” organizadas pela Real Associação de Viana do Castelo em colaboração com a Confederação Empresarial do Alto Minho-CEVAL e o apoio do Município de Melgaço.

A CEVAL fez-se representar pelo seu Vice-Presidente, Américo Temporão. Em representação do Município de Melgaço esteve a Vereadora Eng.ª Maria de Fátima Sousa Táboas.

O evento contou ainda com a presença da Dr.ª Dora Brandão, deputada do Partido Socialista e membro das Comissões de Defesa Nacional, Agricultura e Mar, Trabalho e Segurança Social, que fez uma intervenção oportuna sobre o tema.

Esteve também presente o Arq.to Paulo Queiroz, presidente da Direcção da Real Associação do Porto.

Para além de uma perspectiva histórica sobre a exportação dos vinhos desta zona, que foram os primeiros vinhos portugueses a ser exportados pela Barra de Viana, para os mercados europeus (Inglaterra, Flandres e Alemanha), conhecidos por esse facto, como “Vinhos de Viana”, denominação que abrangia os vinhos de Monção, Melgaço e de todo o Vale do Lima, aqui se debateram os principais problemas relativamente à casta alvarinho, relacionados com a sua produção e defesa internacional da marca.

Inscreva-se na nossa newsletter.

x
Chinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
%d bloggers like this: