Com o objetivo de aprender com as experiências internacionais de sucesso para impulsionar uma rede ferroviária transfronteiriça e um serviço suburbano entre Vigo e Viana do Castelo (norte de Portugal), de modo a facilitar a mobilidade diária dos habitantes de um território onde vivem várias centenas de milhares de pessoas.
Para tal, o “Fórum de Mobilidade Transfronteiriça do Rio Minho: O Caminho de Ferro do Minho, por um comboio suburbano transfronteiriço”, contou com a presença de técnicos da área dos transportes e mobilidade de várias zonas transfronteiriças onde se registaram casos de sucesso na Europa. Também estiveram presentes variadíssimos representantes de organismos públicos, bem como, académicos portugueses e galegos especialistas na temática ferroviária.
Esta iniciativa é feita em prol da modernização do caminho de ferro no espaço minhoto. De modo, a conseguir criar sinergias a favor dos serviços ferroviários transfronteiriços que sejam úteis no dia a dia da população de ambos os lados das fronteiras.