Os últimos anos têm sido de muitos desafios para as empresas, empresários/as, empreendedores, não só no Alto Minho, como em todo o país.
Desde a pandemia que a economia mundial foi submetida a um esforço extraordinário, que as empresas foram obrigadas a reinventarem-se, em muitos casos a mudarem de rumo, mas sempre com resiliência e ficando cada vez mais capazes de enfrentar os desafios atuais de um mercado global e muito competitivo.
O crescimento das empresas, a digitalização, a transição energética, o foco num mercado global partindo de uma criação local, são fatores essenciais para o sucesso. Continuar a apostar na fixação de população também é um fator importante, pois sem pessoas, não há empresas capazes de responder às necessidades.
Se 2023 foi um ano de desafios, 2024 certamente vai continuar a ser!
Mais do que enumerar aqueles que poderão ser os desafios das empresas, é importante que os empresários/as se foquem em procurar soluções, em acompanhar a evolução dos mercados, em preparar os funcionários dotando-os de outras capacidades, em criar, em inovar em estar um passo à frente, porque todos sabemos que do Alto Minho saem boas ideias, bons projetos e soluções fundamentais para vários setores empresariais.
Temos empresários/as com energia, com garra e com vontade de fazer mais todos os dias e apresentar sempre os melhores produtos e/ou soluções no mercado.
Temos pessoas dotadas de criatividade e imaginação, de conhecimento e sensibilidade.
Sabemos que o Alto Minho tem muito a agradecer a todos os empresários e empresárias que diariamente lideram equipas trabalhadoras e coesas e que se esforçam continuamente para alcançar o sucesso no distrito de Viana do Castelo, no país e no mundo!
Parabéns pelo vosso empenho! Sabem que a Ceval está ao vosso lado para ajudar a concretizar esse sucesso desejado.
Feliz Natal a todos e que 2024 seja um próspero novo ano!
Luís Ceia – Presidente da CEVAL