AEVC estreita laços com Marrocos com o objectivo de promover a internacionalização das empresas

A AEVC – Associação Empresarial de Viana do Castelo realizou de 29 a 31 de outubro, uma missão empresarial a Marrocos com o objetivo de explorar oportunidades de internacionalização para as empresas do Alto Minho e de investimento na região.

Esta missão foi realizada no âmbito do Projeto Export Improving Minho que pretende promover a internacionalização dos clusters da metalomecânica, construção e energia do Alto Minho com foco específico nos mercados do Gana, Irão, Argélia e Marrocos.

A comitiva do Alto Minho visitou as cidades de Casablanca, Rabat, Kenitra, realizando reuniões com instituições como a  CCIS – Câmara de Comércio da Indústria de Casablanca – Settat, AMDIE – Agência de Desenvolvimento de Investimentos e Exportações (congênere marroquina da AICEP Portugal), CDG Developpement, Atlantic Free Zone – o maior e mais recente parque industrial em Marrocos, com mais de dois milhões de metros quadrados e FENELEC – Federação Nacional de Electricidade, Electrónica e Energias Renováveis. A comitiva foi ainda recebida na Embaixada de Portugal em Rabat, aproveitando para trocar impressões sobre as potencialidades daquele mercado para as empresas portuguesas.

Nesta missão estiveram representantes da AEVC, bem como de outras Associações Empresariais, para além de representante do IPVC e de Autarquia do Alto Minho. Entidades que integraram estas visitas no âmbito da colaboração interinstitucional já existente, manifestada em diferentes projetos, que possibilitam neste caso uma melhor articulação entre as oportunidades oferecidas por Marrocos às empresas do Alto Minho, e às necessidades técnicas e educacionais dos empreendedores que ali investem.

Como consequência direta desta missão, o Alto Minho vai receber muito brevemente, numa missão inversa, a visita de empresários marroquinos ao território. As oportunidades e contactos gerados nesta missão estão disponíveis para qualquer empresário do Alto Minho, bastando para isso que entre em contacto com os serviços da AEVC.