Alto Minho Solidário, Missão Ucrânia

Atento ao que está a acontecer à comunidade ucraniana, em resultado do conflito militar que o país se encontra a vivenciar, o Município de Caminha está a mobilizar esforços para apoiar os cidadãos ucranianos.

A Câmara Municipal de Caminha em articulação com a CIM Alto Minho, Banco Alimentar, CDOS com ligação direta a várias Embaixadas e Organizações Não Governamentais (ONGs) estão, em conjunto, a organizar a ajuda humanitária “Alto Minho Solidário, Missão Ucrânia”.

Nesta fase, estão em curso ações para garantir a provisão de ajuda humanitária ao povo ucraniano através da a angariação de ajuda monetária através do IBAN do Comité Internacional da Cruz Vermelha: CH25 0024 0240 C012 9986 5 ou On-line – icrc.org, bem como da recolha de bens alimentares, material clínico e de primeiros socorros identificados como prioritários.

Por outro lado, o Município de Caminha está a elaborar o Plano de Acolhimento e Integração para os Refugiados da Ucrânia, de modo a criar as condições adequadas para os receber os cidadãos ucranianos que chegam ao concelho, procurando potenciar as disponibilidades e a capacidade instalada no concelho. Neste constará informação relevante sobre relativa às disponibilidades existentes ao nível do alojamento, da alimentação, do emprego, do apoio social, bem como dos procedimentos a executar no âmbito do acesso aos serviços de saúde, educação, entre outros. A equipa do Setor de Ação Social do Município de Caminha prestará o apoio social e acompanhamento técnico necessários à operacionalização do referido plano.

Inscreva-se na nossa newsletter.

x
%d bloggers like this: