A CEVAL (Confederação Empresarial do Alto Minho) e a CEO (Confederación Empresarial de Ourense) assinaram um protocolo de colaboração para fortalecer a cooperação empresarial transfronteiriça entre a região espanhola de Ourense e a região do Alto Minho.
A cerimónia de assinatura deste protocolo, realizada em Ourense, esta quinta-feira, dia 01 de fevereiro, contou com a presença do presidente da CEVAL, José Luis da Rocha, e do vice-presidente da CEVAL, Agostinho Boalhosa e da presidente da CEO, Marisol Novoa.
Recorde-se que a Confederação Empresarial de Ourense (CEO), para além de ser uma das entidades do Eures Transfronteiriço Galiza – Norte de Portugal, é uma das instituições que compõem o Conselho Estratégico da CONFMINHO – Confederação Empresarial da Região do Minho, iniciativa criada pela CEDRAC – Conselho Empresarial do Ave e do Cávado e pela CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho.
Durante a cerimónia de assinatura, Marisol Novoa destacou a importância da parceria para enfrentar os desafios atuais do panorama económico e dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos projetos transfronteiriços. José Luis da Rocha, Presidente da CEVAL, por sua vez, ressaltou o excelente clima de colaboração entre ambas estas duas entidades.
O objetivo deste acordo é estabelecer novas formas de cooperação que reforcem a industrialização da Eurorregião e adaptem o seu tecido produtivo às necessidades e condições de competitividade atuais, como a digitalização, economia circular, transição energética e o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Esta parceria é um passo significativo para promover o desenvolvimento económico sustentável das regiões transfronteiriças e contribuir para a melhoria do ambiente empresarial entre Portugal e Espanha.