CEVAL marca início da sua participação no EURES Transfronteiriço Norte de Portugal – Galiza (EURES-T NP-G)

CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho marcou o início da sua participação no EURES Transfronteiriço Norte de Portugal – Galiza (EURES-T NP-G) através da presença na kick-off meeting de lançamento do novo quadro EURES, onde foram apresentados as metas a realizar no biénio 2022-2023. Este evento realizou-se no Edifício de Serviços da AEP, em Leça da Palmeira, na manhã do dia 6 de julho. 

EURES é uma rede de cooperação criada pela Comissão Europeia, com representantes em todos os Estados membros, que presta serviços de informação e aconselhamento a trabalhadores e empresários sobre o mercado de trabalho e oportunidades de emprego no Espaço Económico Europeu. A sua principal missão é facilitar a livre circulação de trabalhadores, garantindo as mesmas oportunidades.

No âmbito da Rede EURES, o EURES-T NP-G tem como objetivo dar resposta às necessidades de informação ligadas à mobilidade fronteiriça de trabalhadores e empresários na Eurorregião. Criar condições para um mercado transparente e desenvolver um sistema de cooperação para que trabalhadores e empresas beneficiem das mesmas oportunidades, independentemente de barreiras linguísticas, diferenças culturais, desafios burocráticos e diversidade das leis laborais, é o objetivo.

Nesse sentido, conta com a participação de parceiros, stakeholders, empregadores e candidatos a emprego como principais beneficiários desta Rede Europeia de Emprego ao serviço das necessidades de recrutamento das empresas.

O EURES-T NP-G procura assim não só divulgar ofertas de emprego na Eurorregião e obter informação sobre os trâmites a observar na contratação transfronteiriça, como também pesquisar e apoiar a consulta de ofertas de emprego da Galiza e do Norte de Portugal; ter informação atualizada sobre legislação dos dois países em matéria laboral, fiscal e social, entre outras, aplicada à mobilidade transfronteiriça; e pesquisar e divulgar oportunidades de formação e de estágios transfronteiriços.

Além da CEVAL, do Consórcio EURES Transfronteiriço Norte de Portugal – Galiza fazem também parte CCDR-N – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Norte de Portugal Galiza, o Servicio Publico de Empleo Estatal, a Conselleria de Emprego e Igualdade – Xunta de Galicia, a CEG – Confederacion de Empresarios de Galicia, a AEP – Associação Empresarial de Portugal, a ACISAT – Associação Empresarial do Alto Tâmega, a Associação Empresarial de Viana do Castelo, a Universidade de Vigo, a  Universidade do Minho, a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima, a Federación Galega de Municipios e Provincias e o Conselho Sindical Interregional Galicia-Norte de Portugal.