A Confederação Empresarial do Alto Minho – CEVAL, parceira do Serviço de Emprego Transfronteiriço EURES-T Galicia – Norte Portugal, participou no EURES Cross Border Forum 2025: “As Regiões Transfronteiriças Portugal – Espanha na Rede Eures”, que decorreu no passado dia 13 de março, na sede da AEP – Associação Empresarial de Portugal, em Leça da Palmeira.
O evento reuniu representantes de 22 instituições portuguesas e espanholas para debater o papel das regiões transfronteiriças Portugal-Espanha na Rede EURES, promovendo a empregabilidade e a mobilidade laboral nestes territórios.
Durante o encontro, foram abordadas diversas temáticas fundamentais incluindo o estatuto do trabalhador transfronteiriço e a mobilidade nos territórios, a relação com a Segurança Social, serviços de saúde, autoridades laborais e tributárias de ambos os países, bem como as necessidades das empresas e estratégias para as colmatar. Além disso, discutiu-se qual a melhor estratégia de emprego transfronteiriço para os jovens da Eurorregião.
A sessão contou ainda com um debate específico sobre as “Semelhanças e diferenças na abordagem da mobilidade transfronteiriça nas Eurorregiões Portugal-Espanha”, onde se analisaram os desafios e soluções para a mobilidade laboral entre a Galiza e o Norte de Portugal. O evento culminou com a apresentação das conclusões e a definição de uma estratégia comum para os EURES Transfronteiriços PT-ES na Call for Proposals 2025, promovendo ações conjuntas que beneficiem trabalhadores e empresas da região.
A eliminação das barreiras invisíveis à mobilidade laboral continua a ser uma prioridade, impulsionando soluções eficazes para fortalecer a circulação de trabalhadores e a competitividade das empresas transfronteiriças.






