CEVAL participa na apresentação do futuro Laboratório de Excelência da Indústria Aeroespacial e Oceânica

A CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho esteve representada pelo seu Presidente da Direção, José Luís Ceia, na apresentação oficial do projeto de criação do Laboratório de Excelência da Indústria Aeroespacial e Oceânica (STARLAB), que decorreu no dia 24 de junho, nos Paços do Concelho de Valença.

Este projeto resulta de uma parceria estratégica entre entidades portuguesas e chinesas e visa posicionar o Alto Minho como um polo de inovação tecnológica nas áreas da engenharia aeroespacial e das energias oceânicas. O laboratório será instalado no Aeródromo do Cerval, e contará com a colaboração ativa da associação constituída pela CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), a Câmara Municipal de Valença e a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através da estrutura conjunta AEROPLANUM – Associação Aeródromo Alto Minho | Galiza.

A sessão de apresentação contou com a presença de uma delegação da MicroSat – Centro Espacial Chinês, liderada pelo seu Vice-Presidente, Yonghe Zhang, bem como do Presidente da Direção da CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho, José Luís Ceia; do Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira; do Chefe de Divisão do Ambiente e Infraestruturas do Município de Valença, Bruno Caldas; do Professor da Universidade do Minho e Coordenador do Colégio de Engenharia Mecânica da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, Hugo Cal Barbosa; do Professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e membro da Ordem dos Engenheiros, Joaquim João Sousa; do Professor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Jorge Delgado; e do Vice-Presidente do Aeroclube do Alto Minho, António dos Santos.

O laboratório terá como missão o desenvolvimento de tecnologias para a exploração sustentável do espaço e dos oceanos, promovendo a investigação aplicada e a incubação de empresas tecnológicas de base científica.

Após a apresentação, a comitiva visitou o Aeródromo do Cerval, onde foi destacado o seu potencial estratégico como infraestrutura âncora para acolher este centro de excelência, reforçando o compromisso institucional com o desenvolvimento deste projeto transformador para toda a região transfronteiriça. Este projeto insere-se no esforço conjunto de várias entidades para consolidar uma rede internacional de colaboração entre Portugal e a China, no âmbito do acordo bilateral assinado entre os dois governos para a cooperação científica e tecnológica.

AEROPLANUM_STARLAB (13)
AEROPLANUM_STARLAB (3)
AEROPLANUM_STARLAB (4)
AEROPLANUM_STARLAB (6)
AEROPLANUM_STARLAB (7)
AEROPLANUM_STARLAB (17)
AEROPLANUM_STARLAB (21)
AEROPLANUM_STARLAB (25)
AEROPLANUM_STARLAB (26)
AEROPLANUM_STARLAB (32)
AEROPLANUM_STARLAB (27)
AEROPLANUM_STARLAB (17)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

AEROPLANUM: a associação para o futuro aeronáutico e aeroespacial do Alto Minho

A AEROPLANUM – Associação Aeródromo Alto Minho | Galiza, constituída pela CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), a Câmara Municipal de Valença e a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, está a liderar o desenvolvimento estratégico do Campo de Aviação Pista do Cerval (UL – LP55), com o objetivo de o transformar num centro de excelência aeronáutico e aeroespacial.

O projeto contempla um modelo integrado que articula iniciativas científicas, tecnológicas, académicas, industriais, turísticas e de lazer, numa perspetiva de valorização territorial e cooperação transfronteiriça.

Nesse âmbito, foi constituída uma Comissão de Trabalho Multidisciplinar, que integra destacados especialistas nacionais dos setores académico, autárquico e empresarial, com o propósito de estruturar um projeto sólido e ambicioso, que promova a inovação, a valorização dos recursos regionais e o posicionamento estratégico do Alto Minho nos domínios da aviação, aeroespacial e energias oceânicas.

Não perca nada! Siga-nos nas redes sociais