A CIP – Confederação Empresarial de Portugal lançou o Projeto Promova, um programa de formação executiva dirigido a mulheres, com uma componente de apoio personalizado ao seu desenvolvimento pessoal e profissional, com o qual pretende fomentar a promoção de talentos femininos com potencial de liderança a funções de gestão de topo nas empresas.
O Projeto Promova visa promover a igualdade de género no acesso a altos cargos de direção em organizações privadas. Com o Promova a CIP pretende contribuir para aumentar a presença de mulheres na atividade empresarial portuguesa, em cargos de gestão de maior responsabilidade. Ao fazer isso, as empresas, e a sociedade em geral, beneficiarão da diversidade de perspetivas na tomada de decisões estratégicas das empresas.
“A CIP há muito que defende a necessidade de encontrar novas abordagens para promover de forma mais eficaz a cultura da igualdade de género nas empresas. As empresas e os seus líderes estão cada vez mais cientes de que a diversidade gera inovação e criatividade, vantagens competitivas vitais ao seu crescimento”, afirmou hoje o Presidente da CIP, António Saraiva, no lançamento do Promova. E adianta: “Não o fazemos por ser politicamente correto ou por objetivos legalmente impostos, mas porque esta promoção gera vantagens competitivas, assumindo-se como uma contribuição decisiva para a concretização plena do potencial das organizações”.
Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, destacou o longo caminho já percorrido pelas empresas cotadas, fruto das leis produzidas em 2017 e 2018, não obstante Portugal ficar ainda aquém dos 33% na tomada de decisão económica por parte de mulheres. “Sabemos que não basta o aumento numérico de mulheres nos cargos de decisão. (…) A pesquisa tem indicado que são fundamentais medidas que evitem o efeito “saia dourada”, servindo a uma apenas aparente demonstração de igualdade, apenas representando uma categoria diferente num “clube de homens”, um símbolo e não uma verdadeira transformação das organizações”, nota a responsável do Governo. “Por isso a visibilidade que a CIP está a da a esta problemática é tão fundamental, através do projeto que hoje apresenta”.
O programa inclui uma componente formativa, desenhada em parceria com a Nova SBE, uma componente de Coaching personalizado e Mentoria cruzada. Cada participante terá o seu próprio mentor, que terá de ser um alto executivo de uma empresa que não a sua.
Daniel Traça, Diretor da Nova SBE, destaca o atual momento de transformação no setor produtivo: “Vivemos num mundo onde o que era importante era fazer. Mas as máquinas vão fazer. Estamos a caminhar para um mundo onde o importante será pensar, gerir, inovar, de cima a baixo, o que significa que as organizações têm de ser fundamentalmente diferentes. Qualquer empresa que não repense a sua estrutura hierárquica não vai singrar. Vai ser necessário liderar de maneira diferente e isso implica soluções novas, alianças diversas e o envolvimento das pessoas. O importante será o talento e a capacidade de alavancar a diversidade”.
O Projeto Promova foi desenvolvido no âmbito de um Projeto Pré-Definido (PDP) do Programa “Conciliação e Igualdade de Género” gerido pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e financiado pelos EEA Grants.
Toda a informação sobre este projeto disponível em http://cip.org.pt/projeto-promova/