Cleantech Camp procura novos projetos que promovam as energias limpas, a transição energética e a mobilidade sustentável

Cleantech Camp procura novos projetos que promovam as energias limpas, a transição energética e a mobilidade sustentável

A InnoEnergy, Naturgy, Enagas, CEiiA e Barcelona Activa promovem a 4ª edição do programa que irá financiar testes-piloto com os seus sócios industriais e irá decorrer no Porto, Madrid e Barcelona.

O programa promove a Inovação Aberta e selecionará 15 projetos que poderão obter prémios valorizados em mais de 50.000 euros para a sua aceleração.

 

A InnoEnergy, Naturgy, Enagas, CEiiA e Barcelona Activa promovem a partir de hoje a 4ª convocatória do Cleantech Camp, um programa de aceleração destinado a ideias de negócio ou empresas em fase inicial que atuem no setor das energias limpas. Os promotores do programa procuram ideias para realizar uma seleção de, no máximo, 15 projetos que promovam um consumo energético eficiente, a aplicação de energias sustentáveis, a transição energética e a digitalização do setor da energia. O Cleantech Camp procura projetos digitais e com vocação industrial orientados para a eficiência energética e que impulsionem a transição energética através das energias renováveis, produção descentralizada capacitando o consumidor, cuja aplicação seja feita a partir de novas tecnologias, como blockchain, utilização de big data e inteligência artificial. Como novas áreas temáticas deste ano, procuram-se projetos de biogás, biometano, hidrogénio e Smart Factory, além das temáticas já disponíveis no programa em edições anteriores como por exemplo a eficiência energética, a mobilidade sustentável, smart grids, smart & sustainable cities ou energias renováveis.

 

Os projetos selecionados seguirão um programa formativo no Porto, Barcelona e Madrid durante várias semanas, contando com a participação da ESADE como training partner e combinará sessões de formação, workshops especializados para o desenvolvimento dos projetos e encontros de networking, liderados por diferentes especialistas. Além disso, os projetos terão acesso às instalações do CEiiA no Porto e aos espaços de incubação da Barcelona Activa, InnovaHub da Naturgy e ao Enagas Venture Center em Madrid.

 

A Naturgy e Enagas, como parceiras globais do programa, lançam novos desafios:

 

A Naturgy procura soluções nos seguintes campos:

 

  • Inteligência Artificial aplicada ao cliente.
  • Soluções combinadas de gás e eletricidade renováveis

 

Procuram ainda novos modelos de negócio em:

  • Mobilidade sustentável
  • Baterias e consumo próprio.

 

A Enagás procura soluções

  • Mobilidade sustentável em GNV
  • Gás renovável (biogás-biometano)
  • Power2Gas e geração de hidrogénio renovável
  • Soluções de armazenamento, regasificação e transporte de gás natural e outros gases renováveis.

 

Serão selecionados, no mês de junho, os três projetos com maior potencial, que receberão um prémio de 20.000, 10.000 e 5.000 euros, respetivamente. Complementarmente, receberão também outras contribuições em géneros para promover o crescimento e consolidação, suportadas pelas diferentes entidades envolvidas no programa. Como principal novidade na edição deste ano, as start ups selecionadas deverão apresentar um piloto comercial do seu projeto. O painel de júris do Cleantech Camp selecionará dois pilotos que serão cofinanciados pelo programa e serão desenvolvidos com a Naturgy, Enagás e CEiiA.

 

Promover a Inovação Aberta

 

O Cleantech Camp é promovido pela InnoEnergy, Naturgy, Enagas (através do Programa de Empreendorismo Corporativo e Inovação Aberta, Enagás Emprende), CEiiA e Barcelona Activa e conta com a colaboração de empresas como Ateknea, ZBM e Osborne, que atuam como Knowledge Partners, contribuindo para o programa nas áreas de patentes, regulamentações legais ou financiamento público. O programa tem como objetivo promover a Inovação Aberta entre as empresas impulsionadoras e as start ups participantes, de forma a gerar um ecossistema de troca de conhecimento do qual beneficiam tanto as grandes empresas como os projetos emergentes.

 

As candidaturas para participar no programa podem ser realizadas através do site www.cleantechcamp.com de 23 de Janeiro até 24 de Fevereiro.



Chinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
%d bloggers like this: