Empresários de Portugal e Galiza conhecem as mais recentes novidades em matéria laboral



No âmbito do 9.º encontro de networking MERCATUS – Agrupamento Europeu de Interesse Económico, decorreu esta sexta feira, dia 21 de março, uma sessão sobre as novidades em matéria laboral em Portugal e Espanha.

A sessão que contou com cerca de 40 empresários do Norte de Portugal e da Galiza, centrou-se na análise das mais recentes atualizações no âmbito do Direito Laboral, abordando temas fundamentais como o registo de horário, o absentismo laboral e a adaptação das empresas às mudanças legislativas previstas para este ano de 2025, nomeadamente a redução do horário de trabalho e o direito à desconexão digital.

Vários especialistas do setor conduziram um debate dinâmico e interativo, proporcionando aos participantes uma atualização detalhada sobre as novas exigências laborais.

Depois da sessão de abertura, que esteve a cargo do vice-presidente da Câmara de Comércio de Tui, Saúl Cuevas, seguiram-se as intervenções de Borja Ríos e Paula Aretio, especialistas do Departamento Laboral da Grant Thornton, que refletiram sobre o trabalho transfronteiriço e fizeram o balanço laboral de 2024, destacando as novidades legislativas para o presente ano. Foram abordados temas essenciais como os novos regimes de permissões, a conciliação entre vida profissional e pessoal, o absentismo e as alterações na legislação sobre a redução do horário de trabalho.

Jorge Cebreiros, Sócio Fundador e Diretor da empresa InfoJC, trouxe uma perspetiva prática sobre o registo das horas de trabalho, esclarecendo as obrigações legais e apresentando soluções para garantir o cumprimento da regulamentação vigente.

A sessão culminou num debate participativo onde se salientou a relevância desta atualização sobre as tendências e exigências do Direito Laboral reforçando a importância da colaboração entre Portugal e Espanha no setor empresarial.