Empresários debateram dificuldades da internacionalização

Mercatus: Última conferência deste ano juntou dezenas de empresários em Valença

A fechar o ano de 2024, a Mercatus – Agrupamento Europeu de Interesse Económico, criada graças à parceria entre a Ceval e a Câmara de Comércio de Tui, levou a cabo a última conferência com o tema “Desenvolvimento Empresarial da Região do Rio Minho: Desafios e Oportunidades de Cooperação Transfronteiriça e Internacionalização das Empresas”, que juntou na Biblioteca de Valença, esta quinta feira, dia 21 de novembro, dezenas de empresários que debateram a realidade das empresas no processo de internacionalização e expansão.

Uma sessão dividida em dois painéis, onde se ficou a saber que tipo de apoios existem para as empresas obterem para o processo de internacionalização e outro momento em que alguns empresários puderam partilhar as suas próprias experiências na difícil tarefa de crescer fora de Portugal.

Com esta conferência terminou um ciclo de oito sessões que decorreram entre o Norte de Portugal e a Galiza, com várias temáticas importantes para o desenvolvimento das empresas da Eurorregião , tais como, questões fiscais, sociais, comerciais e de sustentabilidade, sempre com foco na melhoria das condições de negócio e no fortalecimento da integração entre os dois territórios.
Estas atividades refletem o compromisso da Mercatus em enfrentar os desafios transfronteiriços e fortalecer o desenvolvimento económico entre a Galiza e o Norte de Portugal. Através do networking e do intercâmbio de boas práticas, a Mercatus continua a posicionar-se como um facilitador fundamental para a criação de um ambiente empresarial mais integrado e colaborativo.

Mas o trabalho da Mercatus não fica por aqui. Este Agrupamento está a desenvolver uma base de dados dos parques empresariais e das empresas nelas inseridas, na área de intervenção do AECT Rio Minho. Esta base de dados será integrada no Observatório de Dinâmicas Transfronteiriças do Rio Minho e terá como objetivo disponibilizar informações detalhadas sobre as empresas da região, incluindo a identificação das mesmas, a descrição dos seus produtos e serviços, bem como os valores médios de faturação anual. Esta iniciativa visa simplificar o acesso à informação sobre o tecido empresarial da Eurorregião e promover a colaboração entre empresas dos dois lados da fronteira.