Estudo de Mercado do Consumo Online – Tecnologias e Tendências

AEP

Sentido de urgência para aposta em projetos digitais 

É a principal recomendação do “Estudo de Mercado do Consumo Online – Tecnologias e Tendências” elaborado no âmbito do projeto Portugal Digital Export e apresentado no seminário “A Internacionalização online – Tecnologias e Tendências”, realizado na AEP a 19 de junho.

“As empresas portuguesas estão atrasadas e só há um momento para reduzir essa distância: agora”, refere o estudo que se encontra estruturado em duas vertentes: por um lado, dá a conhecer os drivers presentes no mundo digital e as principais tendências do consumo online e, por outro lado, mapeia e caracteriza os marketplaces mais relevantes a nível mundial.

A transformação digital está a acabar com anteriores vantagens competitivas consubstanciadas numa presença física, substituindo-as por vantagens digitais, que permitem exponenciar as exportações. No estudo considera-se que “o e-commerce é um canal já hoje imprescindível no mercado, com o risco de exclusão para os que não forem competentes nesta área num futuro próximo”, mas, muito mais do que isso, “o e-commerce e os projetos digitais são fundamentais para todo o ecossistema da empresa, já que em definitivo o digital influencia as escolhas dos consumidores de forma determinante, não só online, mas também offline”.

 26/06/2019