Eurocidade Cerveira-Tomiño e Consórcio Bidasoa Txingudi partilham experiências de cooperação transfronteiriça

A cooperação entre territórios desempenha um papel crucial como instrumento potencializador de desenvolvimento. Consciente desta realidade, a Eurocidade Cerveira-Tomiño participa num intercâmbio com o Consórcio Transfronteiriço Bidasoa Txingudi, composto pelos municípios bascos de Hondarribia, Irún e Hendaye, este último no País Basco francês.

Ambos os territórios partilham agora a sua experiência em colaboração transfronteiriça, nomeadamente em relação a serviços e agendas partilhadas, gestão ou dinamização de setores relevantes para a economia local.

Ao longo do mês de setembro, os responsáveis técnicos dos cinco municípios envolvidos partilham documentação e sessões virtuais com a finalidade de trocar experiências e conhecimentos. Assim, no passado dia 10 de setembro, foram abordados aspetos relacionados com a mobilidade e a participação cívica e, no dia 16, foram trocadas experiências nos domínios da cultura, turismo e desporto. Também participaram nestas videoconferências representantes do AECT Rio Minho, apresentando a Agenda Estratégica 2030 e o projeto “Visit Rio Minho”.

A terceira sessão, dedicada ao emprego e à colaboração empresarial, está agendada para o próximo dia 24 com a presença, entre outros agentes económicos, da acuBam (Asociación de Cultivos Baixo Miño) e da Agencia de desarrollo del Bidasoa.

O intercâmbio é realizado no âmbito do Programa de Capacitação e Participação em Redes de Cooperação da Agenda Estratégica de Cooperação Transfronteiriça Amizade Cerveira-Tomiño, cofinanciado pela convocatória INTERREG VA POCTEP, fundos FEDER da UE, e procura o conhecimento de outras experiências, inovações e boas práticas no contexto europeu.

O processo culminará com uma reunião institucional entre os presidentes dos municípios participantes, no âmbito das 2ªs Jornadas Amizade Cerveira -Tomiño, que decorrerão em Vila Nova de Cerveira a 23 de outubro.

Chinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish