Eurodeputado José Manuel Fernandes presente no Conselho Geral da Ceval

Foi na passada terça-feira, 31 de Outubro, que os membros do Conselho Geral da CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho tomou posse para o quadriénio 2017-2021.

Este Órgão conta com 21 conselheiros que se reúnem regularmente para discutir o desenvolvimento económico, social e territorial no Alto Minho.

Este primeiro encontro dos Conselheiros CEVAL contou com a presença do Eurodeputado José Manuel Fernandes que lançou a discussão em torno do processo de revisão do Plano de Investimento para a Europa (“Plano Juncker”), do qual José Manuel Fernandes é relator, bem como debater aspetos relacionados com o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE).

Foram diferentes as questões debatidas na reunião, com destaque para o desafio lançado pelo Eurodeputado para a criação de uma plataforma que reúna entidades públicas e privadas, através de uma estratégia comum que possibilite agregar diferentes tipos de projetos e desta forma fazer uma candidatura conjunta ao Plano Junker.

Recorde-se que o ‘plano Juncker’ foi apresentado no final de 2014 pelo atual presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e tem como objetivo ajudar à retoma da economia europeia através da mobilização de 315 mil milhões de euros de investimentos no conjunto da União Europeia.

O plano tem como suporte o Fundo Europeu de Investimento Estratégico, dotado de 21 mil milhões de euros, sendo 16 mil milhões de euros de garantias do orçamento da União Europeia e cinco mil milhões de euros de dinheiro do BEI.

Chinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish