Governo simplifica e reforça operações de investimento em PME
Este fundo é uma ferramenta inovadora que procura atrair investidores financeiros internacionais para investir em startups portuguesas e fomentar empresários e startups internacionais a deslocarem-se para Portugal.
Setores privilegiados: Ciências Biológicas, Biotecnologia, Informática e Digital, Turismo, Engenharia e atividades no âmbito do conceito Indústria 4.0.
O Governo aprovou uma alteração às regras do Fundo de Coinvestimento 200M (Fundo 200M) «com o objetivo de simplificar e reforçar as operações de investimento de capital e quase capital em Pequenas e Médias Empresas», refere o comunicado do Conselho de Ministros.
A presente alteração legislativa possibilita a equiparação entre coinvestidores nacionais e coinvestidores estrangeiros para efeitos de investimento em startups e PME portuguesas, com recurso ao Fundo 200M, alargando-se assim o universo dos seus potenciais coinvestidores. Acresce ainda a esta alteração a necessidade, comprovada pela experiência prática obtida no seu período de funcionamento, de flexibilizar a gestão do Fundo 200M, sem comprometer o acompanhamento e supervisão das tutelas.
05/07/2019