A saúde e bem-estar e a sustentabilidade ambiental são as áreas privilegiadas pelos oito empreendedores que nesta terça-feira receberam os prémios Norte Empreendedor.
Os vencedores dos prémios Norte Empreendedor são oito dos 1000 empreendedores e empresários que participaram nas sessões coletivas de “mentoring” e “coaching” que a Associação Empresarial de Portugal (AEP) levou a cabo, ao longo dos últimos dez meses, em todas as oito subregiões NUT III nortenhas, no âmbito do projeto Novo Rumo a Norte (NRN). Cada projeto recebeu 5000 euros. A entrega dos galardões foi realizada durante o jantar na Casa da Arquitetura, em Matosinhos.
Os jurados mostraram-se sensíveis ao facto de os oito projetos vencedores “estarem focados em duas grandes áreas da atividade humana que estão no centro da agenda mundial: a qualidade de vida e o ambiente”, destaca Luís Miguel Ribeiro, que presidiu ao júri e é vice-presidente da AEP.
Entre as candidaturas finalistas, houve representantes de sete das oito sub-regiões NUT III do Norte. A Área Metropolitana do Porto obteve seis dos prémios, sendo que os dois restantes foram atribuídos às comunidades intermunicipais do Ave e do Alto Tâmega.
O projeto “Novo Rumo a Norte” (NRN) é “uma iniciativa – cofinanciada pelo programa Norte 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – que nos últimos dois anos e meio permitiu a mais de 2000 pessoas, entre empresários, empreendedores, gestores e técnicos das associações empresariais representativas das oito sub-regiões NUT III nortenhas aceder a informação empresarial com valor estratégico e beneficiar de ações de capacitação para a ativação de negócios enquadrados na Estratégia Regional de Especialização Inteligente”.
Os premiados foram avaliados através de um “pitch” (curta apresentação de 90 segundos), levando a que os projetos fossem muito diferentes entre si. Alguns focaram-se na saúde, como a produção de microencapsulados de mel. Outro dos projetos inseria-se num sistema de conforto do calçado.
Na cerimónia, foram igualmente distinguidos oito empresários nortenhos pela sua carreira e exemplo dado aos empreendedores mais novos.