Dez PME portuguesas distinguidas pelo Horizonte 2020

Dez PME portuguesas distinguidas pelo Horizonte 2020

Comissão Europeia

A Comissão Europeia divulgou os últimos resultados da 1.ª Fase do Instrumento PME do Programa de Investigação Horizonte 2020, que contemplou mais 193 PME de 28 países, entre os quais Portugal.
Neste grupo encontram-se dez PME portuguesas que irão receber 50 000 euros cada, perfazendo um total de meio milhão de euros dos 9,65 milhões atribuídos nesta fase:
– METAICG Innovation Consulting Group, Lda
– Pavnext – Technological Pavements, Lda
– TWEVO, Lda
– Probe.ly – Soluções de cibersegurança
– Farmácia Saúde, Lda
– Follow Inspiration
– Cyblix Unipessoal, Lda
– BERD – Projeto, Investigação e Engenharia de Pontes S.A.
– EAGROOP, Lda
– Meshporto, Lda

http://ec.europa.eu (EN)

Anexo

20/12/2017

Fonte:Comissão Europeia

Partilhar:

Ler Mais »

Anuários Estatísticos Regionais do INE

Anuários Estatísticos Regionais do INE

Informação estatística à escala regional e municipal – 2016

O INE divulga os Anuários Estatísticos Regionais, que constituem a publicação de referência na disponibilização de informação estatística à escala regional e municipal, de apoio à leitura de trajetórias regionais de desenvolvimento e ao estudo de problemáticas de base territorial.
Os temas alvo de análise neste destaque permitem salientar as seguintes assimetrias territoriais:
– Na Educação, num contexto de melhoria da taxa de transição/conclusão no ensino secundário, todos os municípios da Área Metropolitana de Lisboa, do Algarve e da Região Autónoma dos Açores (com exceção da Calheta) apresentavam valores abaixo da média neste indicador.
– No Rendimento e condições de vida, verifica-se uma diferenciação do rendimento total líquido anual médio por agregado familiar segundo o grau de urbanização – 25 334 euros para as famílias residentes em áreas urbanas e 18 397 euros em áreas rurais..

Ler Mais »

Incentivos às empresas no Norte2020

Incentivos às empresas no Norte2020

A região do Norte constitui o principal motor exportador do país, com uma forte dinâmica empresarial e tradicional vocação industrial. Nas últimas décadas, a região entrou em processo de mudança estrutural em que, apoiada pelos fundos comunitários, se tem vindo a apostar na modernização da capacidade produtiva, na crescente incorporação de conhecimento, no foco na inovação e, por conseguinte, numa forte aposta em fatores imateriais de competitividade tendentes à melhoria do posicionamento das empresas nas cadeias-de-valor internacional com a consequente maior capacidade para criar valor.
Apesar do retardar do incício do Portugal 2020 e dos problemas que subsistema ao nível daos tempos de análise de candidaturas e da falta de previsibilidade quanto ao calendário de concursos, o leque de candidaturas aprovadas no Norte2020 é já alargado, totalizando, 4180 projetos, com um investimento elegível associado de 2300 milhões de Euros e um correspondente co..

Ler Mais »

Anuário Estatístico da Região Norte – 2016

Anuário Estatístico da Região Norte – 2016

INE

A edição deste ano segue a estrutura temática adotada nas edições anteriores, consistindo em 26 subcapítulos agrupados em quatro grandes domínios:
– O Território,
– As Pessoas,
– A Atividade Económica e
– O Estado.
No início de cada subcapítulo, apresenta-se um quadro com um conjunto de indicadores de síntese, visando uma comparação mais imediata do posicionamento das diferentes unidades territoriais nos fenómenos retratados.
Os quadros de informação são apresentados em formato bilingue (português e inglês) e disponibilizam as hiperligações para os indicadores em Dados Estatísticos | Base de Dados do Portal de Estatísticas Oficiais (www.ine.pt), com o nível de desagregação geográfica de acordo com a informação editada.
Esta publicação está ambém disponível na sua área autenticada em novorumoanorte.pt

Anuário Estatístico da Região Norte

19/12/2017

Fonte:INE

Partilhar:

Ler Mais »

Estatísticas da Produção Industrial – 2016

Estatísticas da Produção Industrial – 2016

INE

Esta publicação divulga as estatísticas da produção industrial em termos de produtos produzidos (em volume), de produtos vendidos (em volume e valor) e de prestação de serviços (em valor), relativas a 2016, elaboradas a partir dos resultados do Inquérito Anual à Produção Industrial.
Em 2016, o total das vendas de produtos e prestação de serviços na indústria transformadora (divisões 10 a 33, 35 e 38 da CAE Rev.3) atingiu 78,3 mil milhões de euros, representando um aumento nominal de 1,3% face ao ano anterior (+1,6% em 2015).
As atividades que registaram os contributos positivos mais significativos para o crescimento verificado no total da atividade (1,3%) foram as Indústrias alimentares, a Fabricação de máquinas e equipamento e a Fabricação de equipamentos informáticos, equipamento para comunicações e produtos eletrónicos e óticos com 0,4 p.p. cada. Estas atividades apresentaram variações positivas relativamente ao ano precedente de 2..

Ler Mais »

Banco de Portugal | Quadros da Empresa e do Setor

Banco de Portugal | Quadros da Empresa e do Setor

Quer fazer crescer a sua empresa?

Consulte os Quadros da Empresa e do Setor e compare o desempenho da sua empresa com outras empresas do mesmo setor e dimensão ou com empresas de outros países europeus.

14/12/2017

Fonte:Banco de Portugal

Partilhar:

Ler Mais »

Governo simplifica obrigações dos empresários da restauração e alojamento

Governo simplifica obrigações dos empresários da restauração e alojamento

O Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Ferreira, afirmou que os empresários da restauração e alojamento vão dispor de um sistema simplificado de preenchimento do quadro legal e regulamentar através da criação de uma plataforma específica.
A Plataforma das Fichas Técnicas de Fiscalização vai sintetizar num único serviço disponível através da internet as obrigações de prestação de informação ao consumidor, informações relacionadas com higiene e segurança alimentar, obrigações fiscais e laborais, entre outras.
O objetivo é disponibilizar de forma acessível «toda a informação, favorecendo o cumprimento voluntário por parte do empresário», facilitando também a compreensão do processo a todo o tecido empresarial português, sobretudo às micro e pequenas empresas.

Artigo Completo

11/12/2017

Fonte:https://www.sgeconomia.gov.pt

Partilhar:

Ler Mais »

Números de Portugal

Números de Portugal

PORDATA

A PORDATA atualizou o BI e QUADRO-RESUMO DE PORTUGAL com dados para o ano de 2016.
Numa só tabela estão reunidos mais de 70 indicadores que retratam Portugal em diferentes temas.
O Quadro-Resumo pode ser consultado online ou exportado para PDF ou Excel. Na consulta online cada indicador redirecciona para o quadro respectivo na Pordata.

Quadro-Resumo

15/12/2017

Fonte:PORDATA

Partilhar:

Ler Mais »
Notícias

55 Guias Práticos de Acesso ao Mercado

55 Guias Práticos de Acesso ao Mercado

AICEP

A AICEP disponibiliza 55 Guias Práticos de Acesso a Mercados.
Estes guias traduzem-se em informação muito útil aos agentes económicos que pretendam efetuar viagens de negócios aos mais diversos mercados.
Estes guias podem ser consultados aqui

05/01/2018

Fonte:AICEP

Partilhar:

Ler Mais »
Estudos

EUA

EUA

Mercado

Os EUA são a maior economia mundial, tendo ocupado, em 2016, o 2º lugar no ranking de exportadores (depois da China), com 9,1% do valor global das exportações mundiais, e o 1º lugar no ranking de importadores, respondendo por 13,9% das importações mundiais. Em termos de investimento direto estrangeiro (IDE), os EUA foram, nesse ano, o maior investidor mundial, com 20,6% do investimento (líquido) global e o maior recetor, com 22,4% do valor mundial, tendo os fluxos de IDE representado 2,6% do PIB e 15,9% da formação bruta de capital fixo.
Por sua vez, o stock total de IDE ascendeu a 3 725 mil milhões de USD, em 2016, correspondendo a 20% do PIB e a 11 502 USD per capita.
A atratividade do mercado resulta da sua dimensão, do ambiente empresarial favorável, do elevado número de oportunidades e da presença de praticamente todas as grandes empresas multinacionais.
Os EUA são o 3º maior país do mundo, com um território que corresponde a cerca de metade do da América do Sul e ..

Ler Mais »
Estudos

Reino Unido

Reino Unido

Mercado

Com cerca de 65 milhões de habitantes, o Reino Unido é, segundo o Banco Mundial, a quinta economia mundial e a segunda da União Europeia. O país é líder na área da economia digital, acolhe as principais empresas mundiais em áreas como a engenharia e arquitetura, e possui as indústrias criativas com maior crescimento na Europa.
Segundo o The Economist Intelligence Unit (EIU), após um crescimento médio anual de 2% no período 2010-2015, a economia britânica cresceu 1,8% em 2016. Esta evolução foi impulsionada, em grande parte, pelo consumo privado (+2,8%).
O referendo de junho de 2016, com a opção dos britânicos pela saída da UE, deu origem a um período de grande instabilidade económica, política e institucional, com implicações económicas importantes e o abrandamento do crescimento começou já a fazer-se sentir.
A incerteza relacionada com as negociações do Brexit, a desvalorização da libra esterlina, e o aumento da inflação, contribuíram para travar o investimento..

Ler Mais »
Notícias

Fichas Estatísticas Municipais

Fichas Estatísticas Municipais

INE

Atualizamos esta semana as fichas com informação estatística de caráter económico, social e demográfico, por município.
Cada “ficha municipal” contém uma seleção de indicadores relevantes para a caracterização do município em análise; a representação em quadro, mapa ou gráfico, permite uma leitura fácil dos principais dados de cada município, seu enquadramento e peso relativo na região.
Autentique-se e aceda às publicações!

29/12/2017

Fonte:NRN

Partilhar:

Ler Mais »
Notícias

Envolvente Empresarial – Síntese de Conjuntura

Envolvente Empresarial – Síntese de Conjuntura

Dezembro de 2017

Disponibilizamos a mais recente newsletter mensal de informação económica ENVOLVENTE EMPRESARIAL – Síntese de Conjuntura, desenvolvida conjuntamente pela AEP, AIP e CIP.
Nesta newsletter, referente a dezembro, destacamos os seguintes dados:
– O aumento homólogo de +5.1% da produção industrial na indústria transformadora em outubro;
– O crescimento homólogo de +10.8% das exportações de bens de janeiro a outubro, inferior ao registado nas importações (+14.2%);
– Uma nova subida do preço do barril de brent em novembro, atingindo um valor médio de 62.57 dólares (+34.7% em variação homóloga).
A newsletter inclui duas separatas de indicadores, uma para Portugal e outra para a Área Euro.
Para aceder a esta e outras publicações:
1º Registe-se na plataforma
2º Autentique-se com o NIF e a password que definiu
3º Escolha o separador PUBLICAÇÕES

05/01/2018

Fonte:AEP

Partilhar:

Ler Mais »
Notícias

SI2E | Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego

SI2E | Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego

Concursos abertos

A 10/03/2017 foi publicada a Portaria n.º 105/2017 que regula a criação do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego, (SI2E), e define as regras aplicáveis aos apoios concedidos às operações previstas na alínea g) do n.º 2 do artigo 74.º do Regulamento Específico do Domínio da Inclusão Social e Emprego, aprovado em anexo à Portaria n.º 97-A/2015, de 30 de março, promovendo a 3ª alteração ao Regulamento Específico do Domínio da Inclusão Social e Emprego, aprovado em anexo à Portaria n.º 97-A/2015, de 30 de março. O regulamento entrou em vigor no dia 11/03/2017.
São passíveis de financiamento do SI2E apenas as micro ou pequenas empresas.
São passíveis de financiamento do SI2E as seguintes tipologias de operações:
a) Criação de micro e pequenas empresas ou expansão ou modernização de micro e pequenas empresas criadas há menos de cinco anos;
b) Expansão ou modernização de micro e pequenas empre..

Ler Mais »

Guia dos Direitos Humanos para os Utilizadores da internet

Guia dos Direitos Humanos para os Utilizadores da internet

Conselho da Europa

O Conselho da Europa criou o Guia dos Direitos Humanos dos Utilizadores da Internet que funciona como uma ferramenta para perceber melhor o que podem fazer, os riscos e vantagens, mas também pode ser útil para organizações e empresas conhecerem os seus limites e agirem de forma responsável.
O Guia aborda ainda outras áreas, como a liberdade de expressão e informação, a educação e a literacia, a proteção de crianças e o acesso e não discriminação.

Aceder ao GUIA

06/02/2018

Fonte:Conselho da Europa

Partilhar:

Ler Mais »

3ª alteração ao Regulamento Específico do Domínio da Inclusão Social e Emprego

3ª alteração ao Regulamento Específico do Domínio da Inclusão Social e Emprego

Foi hoje (01/02/2018) publicada a Portaria n.º 41/2018 que procede à 3ª alteração ao Regulamento Específico do Domínio da Inclusão Social e Emprego, aprovado em anexo à Portaria n.º 97-A/2015, de 30/03, republicando-o a partir da página 759 DR.
Relembra-se que este regulamento é o que estabelece as regras aplicáveis ao cofinanciamento, pelo FSE e pelo FEDER, das operações no domínio da inclusão social e emprego, no período de programação 2014-2020, sendo os programas operacionais (PO) financiadores dos apoios previstos no presente Regulamento os seguintes:
a) Programa Operacional Temático Inclusão Social e Emprego (PO ISE);
b) Programa Operacional Regional do Norte (POR Norte);
c) Programa Operacional Regional do Centro (POR Centro);
d) Programa Operacional Regional de Lisboa (POR Lisboa);
e) Programa Operacional Regional do Alentejo (POR Alentejo);
f) Programa Operacional Regional do Algarve (POR Algarve)..

Ler Mais »

Prémio NORTE EMPREENDEDOR

Prémio NORTE EMPREENDEDOR

Candidaturas encerradas.

Vamos premiar 8 dos empreendedores que, até 16 de março, submeteram as suas candidaturas ao Prémio Norte Empreendedor, e incentivar a criação de novas empresas em áreas de especialização inteligente para a Região Norte.
Agora, vamos analisar a elegibilidade de todas as candidaturas que recebemos e preparar as semifinais!
Como é que tudo vai acontecer?
I.
Todos os candidatos vão receber uma mensagem a validar a elegibilidade da sua candidatura.
II.
Os candidatos com candidaturas elegíveis serão convocados para uma semifinal; indicamos data, hora e local da semifinal.
III.
Na semifinal é divulgada a lista dos finalistas.
IV.
Os 24 finalistas são convidados para a Final do Prémio Norte Empreendedor que decorrerá na manhã de 17 de Abril, na Exponor.
V.
No dia 17 de Abril são anunciados os 8 vencedores do Prémio Norte Empreeendedor!
Calendarização das Semifinais.
Alto Minho – Centro de Formação da AEVC – Largo João Tomás da Costa n, 41..

Ler Mais »

Apoiar a Transição para uma Economia Circular – Fase II

Apoiar a Transição para uma Economia Circular – Fase II

Aviso n.º 2605/2018

A transição para uma economia circular foi assumida como central na ação política do Ministério do Ambiente, desde o desenvolvimento de um portal de conhecimento em português — Eco.nomia.pt —, passando, entre outras, por medidas fiscais em sede de IRC, culminado com a publicação da Resolução do Conselho de Ministro n.º190 -A/2017, de 11 de dezembro, que aprova o Plano de Ação para a Economia Circular (PAEC).
Constituindo -se como um instrumento de apoio das políticas públicas ambientais, o Fundo Ambiental, criado pelo Decreto -Lei n.º42 -A/2016, de 12 de agosto, lançou o Aviso n.º 6907/2017, de 22 de junho, «Apoiar a Transição para uma Economia Circular: Fase I», naquele que foi o primeiro concurso nacional referente à economia circular, prevendo duas fases distintas. Segundo a alínea a) do ponto 4.1 do referido Aviso, a primeira Fase, que decorreu em 2017, contemplava um apoio público até € 50.000 (cinquen..

Ler Mais »