Recrutar trabalhadores sazonais na Europa: webinar a 24 de setembro

Integrando-se na campanha de informação sobre trabalho sazonal conduzida pela Autoridade Europeia para o Trabalho (ELA) e pela rede EURES a nível europeu, o IEFP/ EURES Portugal dinamiza no próximo dia 24 de setembro, pelas 10:00h, um webinar sobre recrutamento de trabalhadores sazonais, procurando sensibilizar empregadores para os deveres, oportunidades e cuidados a ter em situações de recrutamento além-fronteiras.

Cada ano, perto de 1 milhão de trabalhadores da UE viaja para outro Estado-membro para fazer trabalho sazonal. Embora tenham direito a condições justas e equitativas, pelo facto de estarem deslocados estes trabalhadores estão por regra mais vulneráveis a condições de trabalho e de vida precárias. A crise pandémica de COVID-19 veio evidenciar esta situação – e, em alguns casos, agravá-la.

Em Portugal, estima-se que sejam algumas dezenas de milhar os trabalhadores dedicados a atividades sazonais todos os anos, sobretudo entre março e outubro, não só provenientes da Europa, mas também de países terceiros. No nosso país a pandemia veio também evidenciar alguns dos desafios existentes neste âmbito.

A vertente EURES, centrada no recrutamento transnacional e transfronteiriço em setores chave como o agrícola, indústria agroalimentar, o turismo, a hotelaria e restauração e a construção, é uma das 3 dimensões de uma campanha da ELA mais alargada sobre o trabalho sazonal – que se propõe sensibilizar para os direitos e deveres das partes, para que trabalhadores e empregadores possam retirar proveito do trabalho sazonal em condições justas e seguras, e também divulgar os serviços oferecidos pelo EURES.

Esta campanha culmina numa Semana de Ação, entre 20 e 24 de setembro, com atividades programadas em toda a Europa. O IEFP / EURES Portugal participa com um webinar intitulado “Recrutar trabalhadores sazonais: a Europa aqui ao lado…”. É já no próximo dia 24 de setembro, entre as 10:00h e as 12:30h, e propõe-se:

  • dar a conhecer os serviços de recrutamento EURES e as possibilidades existentes no âmbito do trabalho sazonal, apresentando alguns casos práticos
  • sensibilizar empregadores para os cuidados a ter na preparação de recrutamentos de trabalhadores sazonais além-fronteiras
  • debater de que forma podem os serviços públicos responder às necessidades destes setores, garantindo em simultâneo o respeito por condições de trabalho justas e seguras para todos os trabalhadores sazonais

Este webinar destina-se sobretudo a empregadores dos setores agrícola, agroalimentar e da hotelaria e restauração – mas também a outras entidades intervenientes no processo, incluindo serviços públicos e parceiros sociais.

Consulte o Programa (provisório) AQUI

e

Inscreva-se já!

(até dia 23 de setembro, ser-lhe-á enviado um convite para acesso à sessão Teams com informações adicionais sobre participação)

Para mais informações, contacte: eventos.eures@iefp.pt

Inscreva-se na nossa newsletter.

x
Chinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
%d bloggers like this: