No dia 1 de julho de 2025, realizou-se no Campus da Figueira da Foz da Universidade de Coimbra o Workshop RNCZ – Rumo à Descarbonização da Indústria Naval. A iniciativa foi promovida pela CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho, em parceria com o Fórum Oceano, no âmbito do Roteiro Naval Carbono Zero.
O evento teve como principal objetivo promover a reflexão estratégica e o debate em torno da transição energética e da neutralidade carbónica no setor da Construção, Reparação e Manutenção Naval. Com metas definidas para o horizonte temporal 2025 a 2050, o Roteiro Naval Carbono Zero visa traçar um caminho claro e ambicioso para a descarbonização da indústria naval portuguesa.
Um encontro com contributos técnicos, institucionais e estratégicos
A sessão de abertura contou com a intervenção do Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, Nuno Mendonça, que sublinhou o papel das instituições de ensino superior na transição verde. Seguiu-se a apresentação do projeto por Francisco Araújo, Vice-Presidente de Direção da CEVAL, entidade promotora, e dos resultados da auscultação regional conduzida por Hugo Marques Sousa, da Magellan Circle.
O programa integrou ainda diversas contribuições técnicas e estratégicas de parceiros do projeto, incluindo Manuel Carrasqueira (Grupo Qualiseg), João Alves (HAEDES), António Lorena (3drivers) e Ivone Rocha (TELLES). As intervenções centraram-se em temas como a eficiência energética, o enquadramento ESG, os instrumentos jurídicos de apoio à transição e a visão internacional para o setor.
Mesa-redonda sobre o futuro da indústria naval
A mesa-redonda, moderada por Rúben Tiago Mendes, reuniu Bruno Costa (ATLANTICEAGLE SHIPBUILDING, LDA), Eduardo Feio (Administração do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz) e Telmo Ferreira (PRIO), num debate que enfatizou a urgência da ação colaborativa e da definição de medidas integradas para transformar o setor naval num pilar sustentável da economia azul.
A sessão foi encerrada por Gonçalo Santos, Fórum Oceano, promotor do projeto, que apelou à mobilização de todos os agentes do ecossistema em torno de metas ambientais ambiciosas e de uma visão comum para o futuro do setor.
O Roteiro Naval Carbono Zero em marcha
Este workshop foi mais um passo na consolidação do Roteiro Naval Carbono Zero, que tem como principais objetivos:
- Estabelecer um diagnóstico do setor e realizar benchmarking com outras geografias;
- Analisar tendências ESG e modelar diferentes cenários de emissões;
- Definir trajetórias de descarbonização com base em ações técnicas, legais e financeiras;
- Recolher contributos nos workshops regionais realizados no Porto, Lisboa, Algarve e agora Figueira da Foz;
- Estruturar três vetores estratégicos:
- Redução de emissões através da substituição tecnológica, como por exemplo a troca de soldagens por oxicombustível por corte a laser;
- Adoção de eletricidade proveniente de fontes renováveis;
- Otimização da arquitetura naval para reduzir o consumo de matérias-primas;
- Implementar um plano de formação e divulgação que assegure a adoção das medidas por parte do setor e stakeholders.
Promovido no âmbito do Programa PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) – Descarbonização da Indústria, este é um projeto estruturante para o futuro da indústria naval e da economia do mar em Portugal, com impacto direto na competitividade, sustentabilidade e inovação do setor, e visa acelerar a sua transformação sustentável.
Para saber mais, visite: recuperarportugal.gov.pt; transparencia.gov.pt – RNCZ
Siga-nos nas redes sociais: