Avaliação de Desempenho = Conflito?
A Avaliação de Desempenho não é necessariamente sinónimo de conflito. De facto, na implementação da primeira edição do sistema de avaliação de desempenho, pode surgir resistência por parte de alguns colaboradores, mas tal é uma consequência normal de qualquer processo de mudança.
A gestão desse conflito é o fator que faz toda a diferença e permite que o conflito seja um pequeno preço a pagar para direcionar a empresa para os seus objetivos estratégicos através da avaliação de desempenho.
Para minimizar o conflito desde da fase 0, o sistema de avaliação de desempenho deve:
- Ter uma estrutura justa;
- Ser reconhecido pelos colaboradores;
- Ter objetivos exequíveis;
- Traduzir-se em impactos na organização.
Numa segunda fase, o conflito pode ser minimizado através da sua micro gestão. Tal consubstancia-se em incutir uma filosofia de melhoria e feedback contínuos na cultura organizacional.
Assim, a avaliação de desempenho não precisa de ser visto como o inimigo n.º 1 numa empresa.
No próximo webinar focado na Avaliação de Desempenho serão partilhados uma metodologia para a implementação de um sistema de Avaliação de Desempenho e os respetivos benefícios O webinar ocorrerá no dia 24 de março pelas 15h, e contará com o testemunho da Filipa Barreto, Diretora Geral da BMVIV .