A gestão de um negócio é orientada e mais eficiente quando uma estratégia é definida se e esta é passível de ser monitorizada e avaliada quanto ao cumprimento das metas estipuladas.
Esta monitorização e avaliação pode ser baseada em KPI (Key Performance Indicator). Desta forma, é possível realizar um acompanhamento estreito da implementação da estratégia e atuar em tempo útil em caso de desvio das metas, como também é facilmente identificável em que setor da organização devemos atuar.
Os KPI apresentam uma natureza diversificada e devem responder aos pilares da estratégia definida, bem como à orgânica da empresa, isto é, aos processos desenvolvidos internamente. Por isso, não existe um mapa de KPI padronizados e aplicável a todas as organizações, mas em vez disso, um painel exclusivo da empresa.
A definição de KPI exige que a organização realize um registo da informação e que essa seja fidedigna para que os gestores olhem para os indicadores, possam analisa-los e tomar decisões assertivas para o desempenho da organização.
Para perceber mais sobre esta temática, assista ao nosso webinar dia 2 de dezembro pelas 15h.