CEVAL e CIM – Alto Minho realizam missão de benchmarking à Islândia para impulsionar a economia do mar na região

A CEVAL – Alto Minho e a CIM Alto Minho realizaram uma ação de benchmarking à Islândia, com o objetivo de conhecer as boas práticas relacionadas com a economia azul. A iniciativa teve lugar entre os dias 4 e 7 de maio e contou com a presença de autarcas e dirigentes associativos empresariais o Alto Minho.

Durante a visita, a comitiva do Alto Minho teve a oportunidade de visitar a Universidade de Reiquiavique, a maior universidade privada da Islândia, onde ficou a conhecer as suas quatro escolas académicas: Escola de Direito, Escola de Negócios, Escola de Ciências da Computação e Escola de Ciências e Engenharia. Esta universidade é considerada uma instituição de referência entre as diversas organizações islandesas.

Björgvin Thor Björgvinsson, Head of Seafood, Business Iceland
2 Foto do Grupo a assistir à apresentação do trabalho da Business Iceland

Foto de grupo nas instalações da Business Iceland com Alexandrina Monteiro (CIM – Alto Minho), Mariana Fernandes (CIM – Alto Minho), Paulo Sousa (CM Ponte de Lima), José Canão (CEVAL), Manoel Pombal (CIM – Alto MInho), Luís Nobre (CM Viana do Castelo), Luís Ceia (CEVAL), Vitor Paulo (CM Paredes de Coura), Björgvin Thor Björgvinsson (Business Iceland), Vasco Ferraz (CM Ponte de Lima), João Pimenta (CEVAL), Bruno Caldas (CIM – Alto Minho), Nuno Armada (AEPL e CEVAL), Artur Silva (CM Viana do Castelo), Maria Moreira (CM Paredes de Coura) e João Abrantes (IPVC).

Após esta visita, a delegação do Alto Minho reuniu-se com Björgvin Þór Björgvinsso, da Business Iceland, esta instituição surgiu fruto de uma parceria público-privada criada para melhorar a competitividade das empresas islandesas nos mercados internacionais e estimular o crescimento económico através do aumento das suas exportações. Durante a reunião, foram abordados os setores chave para o desenvolvimento económico da Islândia, como a energia e as soluções verdes, a inovação, as indústrias criativas, o turismo, a pesca e a alimentação e produtos naturais.

4 Foto de grupo da apresentação do trabalho da Reyjavik University
5 Apresentação de Stefán Hrafn Hagalín, Director|Communications and Marketing da Reykjavik University
6 Foto de Grupo nas instalações da Reykjavik University

O Iceland Ocean Cluster foi outra das instituições que acolheu a comitiva do Alto Minho, que teve a possibilidade de se reunir com o seu administrador, Rósbjörg Jónsdóttir e Helga Lára Guðmundsdóttir, do Consulado Honorário de Portugal na Islândia. O Iceland Ocean Cluster é uma organização que tem como missão criar valor unindo empreendedores, empresas e o conhecimento em torno das indústrias marítimas com o objetivo de impulsionar a economia azul.

7 Foto de Grupo nas instalações do Ocean Cluster
8 Foto da entrega de prendas a Svandís (Dísa) Friðleifsdóttir, Marketing and Innovation, Iceland Ocean Cluster

A ação de benchmarking foi uma iniciativa conjunta organizada pela CEVAL – Alto Minho e CIM Alto Minho, com o objetivo de dotar os agentes territoriais do Alto Minho das ferramentas necessárias para melhorar o sucesso educativo da região e incrementar a sua competitividade através de um conjunto de missões institucionais e reuniões com diferentes entidades europeias.

9 Foto de grupo com Rósbjörg Jónsdóttir, Managing Director da Iceland Renewable Energy Cluster
10 Foto Entrega dos presentes a Rósbjörg Jónsdóttir, Managing Director da Iceland Renewable Energy Cluster

11 Foto Entrega dos presentes a Helga Lára Guðmundsdóttir, representante do consulado honorário de Portugal em Reykjavik
12 Foto em grupo nas instalações do Ocean Cluster com Helga Lára Guðmundsdóttir, representante do consulado honorário de Portugal em Reykjavik.

13 Foto da visita da The Reykjavik School of Visual Arts, com a Reitora (Head of School), Áslaug Thorlacius.
14 Foto das instalações e atividades da The Reykjavik School of Visual Arts.

A economia do mar e a economia azul têm um papel fundamental no desenvolvimento económico do Alto Minho, uma região com uma forte ligação ao mar. Esta missão de benchmarking à Islândia possibilitou à delegação do Alto Minho conhecer e aprender com as boas práticas e experiências daquele país em termos de economia do mar, possibilitando a implementação de medidas que permitam estimular o desenvolvimento da economia azul na região.