A CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho participou, no dia 21 de julho, no evento de lançamento do projeto europeu Corredor Atlântico Noroeste, realizado na Cidade da Cultura da Galiza, em Santiago de Compostela.



A CEVAL integra o consórcio desta iniciativa de cooperação transfronteiriça, que reúne entidades públicas e empresariais da Galiza, de Castela e Leão e da Região Norte de Portugal, com o objetivo de promover o desenvolvimento conjunto do Corredor Atlântico enquanto eixo estratégico para a logística, a mobilidade, a competitividade empresarial e o crescimento económico do noroeste peninsular.
Em representação da CEVAL, o Vice-Presidente Nuno Costa da Silva participou na mesa de apresentação do projeto, juntamente com Céu Filipe, Diretora de Inovação da Associação Empresarial de Portugal (AEP); Jorge Cebreiros, Presidente da Confederación Empresarial de Pontevedra (CEP); e Fernando Pérez, Presidente da rede CyLoG.
A sessão permitiu apresentar os principais objetivos e linhas de atuação do projeto, seguindo-se uma análise da procura ferroviária na Galiza e duas mesas-redondas dedicadas ao papel do transporte ferroviário na competitividade das empresas e à intervenção das administrações públicas enquanto agentes facilitadores.



O projeto pretende reforçar a ligação entre a Galiza, a Região Norte de Portugal e Castela e Leão, promovendo uma maior integração do território nas redes europeias de transporte. Entre as ações previstas encontram-se a criação da Aliança para o Corredor Atlântico do Noroeste, de uma Oficina Técnica do Transporte Ferroviário e de um Observatório do Corredor, bem como a realização de estudos sobre infraestruturas e fluxos logísticos, ações de capacitação empresarial e iniciativas de promoção externa.
A parceria é constituída pela Xunta de Galicia, Junta de Castilla y León, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Clúster da Función Loxística de Galicia, CyLoG, Associação Empresarial de Portugal, Confederación Empresarial de Pontevedra, Federación Leonesa de Empresarios, Círculo Empresarial Leonés e CEVAL.
Com um investimento global de 1.262.273,90 euros, o projeto decorre entre 2026 e 2028 e é cofinanciado em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027.
O projeto promove a cooperação transfronteiriça, a melhoria das condições logísticas do Alto Minho e a criação de novas oportunidades para as empresas da região, contribuindo para afirmar o noroeste peninsular como um território mais conectado, competitivo e integrado nas cadeias logísticas europeias.































