Índia

Índia

Mercado

A Índia é hoje uma das mais importantes economias emergentes da Ásia, com uma crescente participação na cena política e comercial a nível internacional. O país registou o sétimo maior produto interno bruto (PIB) mundial, em termos nominais, em 2016 e situou-se na segunda posição em número de habitantes em 2017. Segundo dados do EIU – The Economist Intelligence Unit, em 2017, a população era de 1 339 milhões de pessoas, sendo o PIB per capita estimado de 1 890 USD.
A economia indiana é muito diversificada, com enormes discrepâncias, que conjuga uma agricultura tradicional com uma ampla gama de indústrias modernas e uma multiplicidade de serviços desenvolvidos, principalmente nos últimos anos, com grande relevância económica.
Estima-se que o incremento do produto interno bruto tenha sido de 6,7% em 2017 e prevê-se um acréscimo de 7,7% para 2018. Perspetiva-se que a Índia possa ser das economias de maior dimensão a que apresente um maior ritmo de crescimento nos próximos..

Ler Mais »

Cabo Verde

Cabo Verde

Mercado

Pequeno Estado insular constituído por um arquipélago de dez ilhas, Cabo Verde beneficia do facto de se situar geograficamente no centro das importantes rotas comerciais que ligam a África e a Europa aos mercados da América do Sul e da América do Norte A economia cabo-verdiana assenta, sobretudo, no sector dos serviços, com o comércio, os transportes, o turismo e os serviços públicos a representar, em 2016, mais de 74% do Produto Interno Bruto (PIB).
O ano de 2016 fechou com um aumento da atividade económica, crescendo para 3,9%, tendência que se intensificou em 2017, com um crescimento estimado de 4,6%, suportado por um aumento da procura externa, do turismo e da recuperação da procura doméstica. Para 2018-19, o Economist Intelligence Unit (EIU) perspetiva um ligeiro abrandamento económico, para uma taxa média anual de 4,1%.
Apesar da pequena dimensão da sua economia, Cabo Verde é um importante parceiro comercial de Portugal. A balança comercial de bens e serviç..

Ler Mais »

Angola

Angola

Mercado

Angola, no contexto da África Subsariana, assume-se como uma potência regional, com um Produto Interno Bruto (PIB) per capita que, e em termos de paridade do poder de compra, atingia 7 255 dólares, substancialmente superior ao de países como o Quénia e a Nigéria. O país é rico em recursos naturais, com destaque para o petróleo, que representou cerca de 38% do PIB de 2016 e cerca de 92% das exportações.
Problemas técnicos que provocaram uma diminuição da produção petrolífera e a queda significativa dos preços do petróleo durante parte de 2014 e 2015 conduziram a um abrandamento do crescimento, que registou 4,8% e 3,0%, respetivamente. Apesar de, em 2016, a economia angolana ter estagnado, assistiu-se a uma recuperação em 2017, apontando as projeções do EIU para um aumento de 2,7%.
Angola é um importante parceiro comercial de Portugal, tendo-se posicionado, no que refere ao comércio de bens, no oitavo lugar no ranking de clientes em 2016 (3,2% das nossas exportações). ..

Ler Mais »

INE: Empresas em Portugal

INE: Empresas em Portugal

2016 – Dados definitivos

o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga a publicação “Empresas em Portugal 2016”, na qual são apresentados os valores definitivos relativos aos principais indicadores estatísticos caracterizadores da estrutura e evolução do setor empresarial português, obtidos a partir do Sistema de Contas Integradas das Empresas, em 2016.
2016
– Existiam em Portugal 1 196 102 empresas, das quais 68,2% eram empresas individuais e 31,8% sociedades
– O crescimento do número de empresas individuais foi superior ao do número de sociedades (3,1% face a 2,3%)
– Existiam 1 038 empresas não financeiras de grande dimensão
– O Volume de negócios das empresas não financeiras cresceu 2,7%
– O Pessoal ao serviço aumentou 3,5%
– O setor do Alojamento e restauração voltou a destacar-se com os maiores acréscimos no VVN, VAB e EBE, com crescimentos de 14,8%, 21,4% e 41,5%, respetivamente
– O setor da Energia e água registou um aumento de 110,7% no número..

Ler Mais »

O Plano de Negócios

Guia Após a sistematização da ideia e da estruturação do modelo de negócio, é muito importante que defina e detalhe toda a informação que reuniu através do Plano de Negócios.

Ler Mais »

Colômbia – Mercado

Economia, relações económicas com Portugal e condições de acesso ao mercado A Colômbia é quinta economia e o terceiro país mais populoso da América Latina, depois do Brasil e do

Ler Mais »

Itália – Mercado

Itália é a 8ª economia a nível mundial (4ª da União Europeia). O país posicionou-se como 11º importador mundial de bens e 13º de serviços em 2016 (com quotas de

Ler Mais »

Brasil

Mercado O BRASIL representou em 2016 um valor de 1.540,1 milhões de euros em compras a Portugal, com a balança notavelmente superavitária para Portugal: – 538,8 M€ em mercadorias –

Ler Mais »

Áustria

Mercado A Áustria é 12ª economia em termos de Produto Interno Bruto no âmbito da UE28, e a 4ª em PIB per capita em paridade do poder de compra (127%

Ler Mais »
Estudos

Guias Técnicos Turismo de Portugal

Ferramentas de trabalho para os agentes turísticos Ferramentas de trabalho para os agentes turísticos O Turismo de Portugal disponibiliza 4 guias de apoio à atividade turística, que identificam e sistematizam

Ler Mais »
Chinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish