Estudos

Reino Unido

Reino Unido

Mercado

Com cerca de 65 milhões de habitantes, o Reino Unido é, segundo o Banco Mundial, a quinta economia mundial e a segunda da União Europeia. O país é líder na área da economia digital, acolhe as principais empresas mundiais em áreas como a engenharia e arquitetura, e possui as indústrias criativas com maior crescimento na Europa.
Segundo o The Economist Intelligence Unit (EIU), após um crescimento médio anual de 2% no período 2010-2015, a economia britânica cresceu 1,8% em 2016. Esta evolução foi impulsionada, em grande parte, pelo consumo privado (+2,8%).
O referendo de junho de 2016, com a opção dos britânicos pela saída da UE, deu origem a um período de grande instabilidade económica, política e institucional, com implicações económicas importantes e o abrandamento do crescimento começou já a fazer-se sentir.
A incerteza relacionada com as negociações do Brexit, a desvalorização da libra esterlina, e o aumento da inflação, contribuíram para travar o investimento..

Ler Mais »

Noruega – Breve Apontamento sobre o Retalho Alimentar

Noruega – Breve Apontamento sobre o Retalho Alimentar

Mercado

Este Breve Apontamento sobre o Retalho Alimentar na Noruega, agora editado pela AICEP, é uma publicação de caráter prático que identifica os principais produtos alimentares importados pela Noruega, bem como aqueles cujas compras ao exterior mais cresceram, as principais cadeias de retalho alimentar presentes no mercado e sinaliza as principais áreas de oportunidade no setor agroalimentar. Inclui, ainda, uma abordagem das questões regulamentares relacionadas com o setor.
A Noruega é uma economia próspera, com um PIB per capita elevado, estimado em 2017, segundo a Economist Intelligence Unit (EIU), em 75 039 USD.
Com uma população superior a cinco milhões de habitantes, é o quadragésimo maior importador mundial de produtos agroalimentares e o décimo sétimo em termos europeus.
O retalho alimentar está bastante consolidado, com hipermercados, supermercados e lojas discount com uma quota muito próxima dos 65%, seguidos pelas ..

Ler Mais »

Estatísticas PORDATA

Estatísticas PORDATA

Pessoal ao Serviço, Empresas, Volume de Negócios, …

A PORDATA disponibiliza gráficos e quadros que sintetizam alguns indicadores, destacamos aqui alguns disponíveis em Empresas e Pessoal:
– Gastos com pessoal por trabalhador: total e por dimensão
Quanto somam as despesas das micros, pequenas e médias ou das grandes empresas com salários e outros encargos sociais, em média, por trabalhador?
– Gastos com pessoal por trabalhador: total e por sector de actividade económica
Quanto somam as despesas das empresas da agricultura, indústria, comércio ou de outros serviços com salários e outros encargos sociais, em média, por trabalhador?
– Dimensão média das empresas: total e por sector de actividade económica
Quantas pessoas trabalham, em média, por empresa na agricultura, indústria, comércio ou noutros serviços?
– Volume médio de negócios das empresas: total e por sector de actividade económica
Quanto vende, em média, cada empresa na agricultura, indústria, comércio..

Ler Mais »

Código de Boas Práticas na cadeia Agroalimentar

O Código de Boas Práticas aplica-se às relações comerciais e aos contratos de fornecimento na cadeia de abastecimento agroalimentar em Portugal e é o resultado de um compromisso entre 6 grupos de interesses a nível nacional, representativos de todos os elos da cadeia agroalimentar.

Ler Mais »

Suécia

Suécia

Mercado

A Suécia é, atualmente, uma das economias mais desenvolvidas, competitivas e modernas do mundo, conciliando um sistema assente nas tecnologias de ponta com um extenso leque de benefícios sociais e elevados padrões de vida. O país representa, no âmbito da União Europeia (UE), a 6ª maior economia (em termos de Produto Interno Bruto a preços de mercado) e a 3ª no que respeita ao PIB per capita. A excelência do país em termos de investigação e desenvolvimento (I&D) faz da Suécia uma localização atrativa para investidores internacionais em alta tecnologia.
Em 2017, e segundo o Economist Intelligence Unit (EIU) a economia sueca terá crescido 2,7%, impulsionada pelo investimento interno e pelas exportações. Para 2018, a mesma fonte projeta que a economia se mantenha estável, crescendo 2,6%, devendo, para o período 2019-2022, crescer a uma taxa média anual de 2,3%.
No que se refere ao comércio de bens, a Suécia é um parceiro relativamente importante para Portugal, surgindo, ..

Ler Mais »

Índia

Índia

Mercado

A Índia é hoje uma das mais importantes economias emergentes da Ásia, com uma crescente participação na cena política e comercial a nível internacional. O país registou o sétimo maior produto interno bruto (PIB) mundial, em termos nominais, em 2016 e situou-se na segunda posição em número de habitantes em 2017. Segundo dados do EIU – The Economist Intelligence Unit, em 2017, a população era de 1 339 milhões de pessoas, sendo o PIB per capita estimado de 1 890 USD.
A economia indiana é muito diversificada, com enormes discrepâncias, que conjuga uma agricultura tradicional com uma ampla gama de indústrias modernas e uma multiplicidade de serviços desenvolvidos, principalmente nos últimos anos, com grande relevância económica.
Estima-se que o incremento do produto interno bruto tenha sido de 6,7% em 2017 e prevê-se um acréscimo de 7,7% para 2018. Perspetiva-se que a Índia possa ser das economias de maior dimensão a que apresente um maior ritmo de crescimento nos próximos..

Ler Mais »

Cabo Verde

Cabo Verde

Mercado

Pequeno Estado insular constituído por um arquipélago de dez ilhas, Cabo Verde beneficia do facto de se situar geograficamente no centro das importantes rotas comerciais que ligam a África e a Europa aos mercados da América do Sul e da América do Norte A economia cabo-verdiana assenta, sobretudo, no sector dos serviços, com o comércio, os transportes, o turismo e os serviços públicos a representar, em 2016, mais de 74% do Produto Interno Bruto (PIB).
O ano de 2016 fechou com um aumento da atividade económica, crescendo para 3,9%, tendência que se intensificou em 2017, com um crescimento estimado de 4,6%, suportado por um aumento da procura externa, do turismo e da recuperação da procura doméstica. Para 2018-19, o Economist Intelligence Unit (EIU) perspetiva um ligeiro abrandamento económico, para uma taxa média anual de 4,1%.
Apesar da pequena dimensão da sua economia, Cabo Verde é um importante parceiro comercial de Portugal. A balança comercial de bens e serviç..

Ler Mais »

Angola

Angola

Mercado

Angola, no contexto da África Subsariana, assume-se como uma potência regional, com um Produto Interno Bruto (PIB) per capita que, e em termos de paridade do poder de compra, atingia 7 255 dólares, substancialmente superior ao de países como o Quénia e a Nigéria. O país é rico em recursos naturais, com destaque para o petróleo, que representou cerca de 38% do PIB de 2016 e cerca de 92% das exportações.
Problemas técnicos que provocaram uma diminuição da produção petrolífera e a queda significativa dos preços do petróleo durante parte de 2014 e 2015 conduziram a um abrandamento do crescimento, que registou 4,8% e 3,0%, respetivamente. Apesar de, em 2016, a economia angolana ter estagnado, assistiu-se a uma recuperação em 2017, apontando as projeções do EIU para um aumento de 2,7%.
Angola é um importante parceiro comercial de Portugal, tendo-se posicionado, no que refere ao comércio de bens, no oitavo lugar no ranking de clientes em 2016 (3,2% das nossas exportações). ..

Ler Mais »

INE: Empresas em Portugal

INE: Empresas em Portugal

2016 – Dados definitivos

o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga a publicação “Empresas em Portugal 2016”, na qual são apresentados os valores definitivos relativos aos principais indicadores estatísticos caracterizadores da estrutura e evolução do setor empresarial português, obtidos a partir do Sistema de Contas Integradas das Empresas, em 2016.
2016
– Existiam em Portugal 1 196 102 empresas, das quais 68,2% eram empresas individuais e 31,8% sociedades
– O crescimento do número de empresas individuais foi superior ao do número de sociedades (3,1% face a 2,3%)
– Existiam 1 038 empresas não financeiras de grande dimensão
– O Volume de negócios das empresas não financeiras cresceu 2,7%
– O Pessoal ao serviço aumentou 3,5%
– O setor do Alojamento e restauração voltou a destacar-se com os maiores acréscimos no VVN, VAB e EBE, com crescimentos de 14,8%, 21,4% e 41,5%, respetivamente
– O setor da Energia e água registou um aumento de 110,7% no número..

Ler Mais »

O Plano de Negócios

Guia Após a sistematização da ideia e da estruturação do modelo de negócio, é muito importante que defina e detalhe toda a informação que reuniu

Ler Mais »

Colômbia – Mercado

Economia, relações económicas com Portugal e condições de acesso ao mercado A Colômbia é quinta economia e o terceiro país mais populoso da América Latina,

Ler Mais »

Itália – Mercado

Itália é a 8ª economia a nível mundial (4ª da União Europeia). O país posicionou-se como 11º importador mundial de bens e 13º de serviços

Ler Mais »

Brasil

Mercado O BRASIL representou em 2016 um valor de 1.540,1 milhões de euros em compras a Portugal, com a balança notavelmente superavitária para Portugal: –

Ler Mais »

Áustria

Mercado A Áustria é 12ª economia em termos de Produto Interno Bruto no âmbito da UE28, e a 4ª em PIB per capita em paridade

Ler Mais »
Estudos

Guias Técnicos Turismo de Portugal

Ferramentas de trabalho para os agentes turísticos Ferramentas de trabalho para os agentes turísticos O Turismo de Portugal disponibiliza 4 guias de apoio à atividade

Ler Mais »