Estudos

Estatísticas do Turismo 2017

Estatísticas do Turismo 2017

INE

A publicação “Estatísticas do Turismo 2017” apresenta conteúdos relativos ao enquadramento económico bem como à atividade turística na perspetiva da oferta e da procura.
No enquadramento económico são apresentadas informações de fontes diversas, designadamente do..

Ler Mais »
Estudos

Índice Sintético de Desenvolvimento Regional

Índice Sintético de Desenvolvimento Regional

INE, Ed. 2018

Em 2016, de acordo com os resultados do índice sintético de desenvolvimento regional, quatro das 25 regiões NUTS III portuguesas superavam a média nacional em termos de desenvolvimento regional global – as áreas metropolitanas de Lisboa ..

Ler Mais »
Estudos

Finlândia

Finlândia

Mercado

Com cerca de 5,5 milhões de habitantes, a Finlândia é a 13ª maior economia da União Europeia (UE) e a 7ª em termos de Produto Interno Bruto (PIB) per capita. De acordo com o Global Competitiveness Index 2017-2018 (World Economic Forum), este país representa a 10ª economia mais ..

Ler Mais »
Estudos

Retrato de Portugal 2018

Retrato de Portugal 2018

Indicadores da sociedade portuguesa contemporânea

Como já vai sendo habitual a Pordata publicou uma nova versão do Retrato de Portugal – Edição 2018.
Esta nova edição atualiza os indicadores apresentados em anos anteriores, mas não só. Estão também aqui representados no..

Ler Mais »
Estudos

AEP | Síntese Semanal de Legislação

Publicações AEP A AEP disponibiliza as sínteses de legislação nacional e comunitária publicadas semanalmente. Esta semana publica: – Síntese de legislação nacional (séries I e II) nº 1584 – Síntese

Ler Mais »
Estudos

Japão

Mercado (act.) O Japão tem uma população de cerca de 127,5 milhões de habitantes, em 2017, e um elevado poder de compra, registando um PIB per capita estimado de 38

Ler Mais »
Estudos

AEP | Síntese Semanal de Legislação

Publicações AEP A AEP disponibiliza as sínteses de legislação nacional e comunitária publicadas semanalmente. Esta semana publica: – Síntese de legislação nacional (séries I e II) nº 1583 – Síntese

Ler Mais »
Estudos

Grécia – Informação às Empresas Portuguesas

Informação às empresas portuguesas: – Estudo sobre as Startups na Grécia do Boston Consulting Group (EN) – Dados da Autoridade Helénica de Estatística sobre as contas públicas da Grécia em 2017 (EN)  + conteúdos

Ler Mais »

Estatísticas do comércio – 2016

Estatísticas do comércio – 2016

INE

O INE disponibiliza as Estatísticas do Comércio onde divulga os principais resultados estatísticos relativos às empresas de Comércio e estabelecimentos retalhistas de dimensão relevante em Portugal, no ano de 2016.
Relativamente às empresas de Comércio, é apresentada informação com base nos dados preliminares do Sistema de Contas Integradas das Empresas (SCIE), bem como resultados do Inquérito às Empresas de Comércio (IECom) nomeadamente sobre a repartição do volume de negócios por produtos vendidos (nomenclatura CPA), abrangendo os setores automóvel, grossista e retalhista.
No que respeita a estabelecimentos de Comércio a retalho, divulgam-se os principais resultados do Inquérito às Unidades Comerciais de Dimensão Relevante, sobre repartição de volume de negócios por produtos vendidos e ainda outras características da atividade destas unidades comerciais, de acordo com a natureza alimentar ou não alimentar dos estabelecimentos, a região onde se ..

Ler Mais »

Análise das empresas do setor exportador em Portugal

Análise das empresas do setor exportador em Portugal

Banco de Portugal

O Banco de Portugal atualiza hoje o Estudo da Central de Balanços | 22 – Análise das empresas do setor exportador em Portugal com informação sobre a evolução da situação económica e financeira das empresas exportadoras entre 2007 e 2016.
Nota de Informação Estatística: Estudo da Central de Balanços | 22 – Análise das empresas do setor exportador em Portugal 2007-2016

20/12/2017

Fonte:Banco de Portugal

Partilhar:

Ler Mais »

Perspetivas de crescimento das PME da Comunidade Europeia

Perspetivas de crescimento das PME da Comunidade Europeia

Entreprise Europe Network

A Entreprise Europe Network publicou um documento com as principais perspetivas de crescimento das PME nos países da Comissão Europeia.
Os dados da Enterprise Europe Network mostram uma comunidade de PME confiável em toda a Europa com sede de inovação e perspectivas positivas para empregos e crescimento.
Aprenda país por país como a Rede está a ajudar as empresas a inovar e crescer internacionalmente em toda a UE.
Descubra como a Rede mantém uma posição de confiança entre seus clientes PME.

Disponibilizamos em anexo a infografia.
Nas sua área autenticada poderá também aceder ao relatório completo no separador das publicações.

http://een.ec.europa.eu

Anexo

19/12/2017

Fonte:http://een.ec.europa.eu

Partilhar:

Ler Mais »

Dez PME portuguesas distinguidas pelo Horizonte 2020

Dez PME portuguesas distinguidas pelo Horizonte 2020

Comissão Europeia

A Comissão Europeia divulgou os últimos resultados da 1.ª Fase do Instrumento PME do Programa de Investigação Horizonte 2020, que contemplou mais 193 PME de 28 países, entre os quais Portugal.
Neste grupo encontram-se dez PME portuguesas que irão receber 50 000 euros cada, perfazendo um total de meio milhão de euros dos 9,65 milhões atribuídos nesta fase:
– METAICG Innovation Consulting Group, Lda
– Pavnext – Technological Pavements, Lda
– TWEVO, Lda
– Probe.ly – Soluções de cibersegurança
– Farmácia Saúde, Lda
– Follow Inspiration
– Cyblix Unipessoal, Lda
– BERD – Projeto, Investigação e Engenharia de Pontes S.A.
– EAGROOP, Lda
– Meshporto, Lda

http://ec.europa.eu (EN)

Anexo

20/12/2017

Fonte:Comissão Europeia

Partilhar:

Ler Mais »

Anuários Estatísticos Regionais do INE

Anuários Estatísticos Regionais do INE

Informação estatística à escala regional e municipal – 2016

O INE divulga os Anuários Estatísticos Regionais, que constituem a publicação de referência na disponibilização de informação estatística à escala regional e municipal, de apoio à leitura de trajetórias regionais de desenvolvimento e ao estudo de problemáticas de base territorial.
Os temas alvo de análise neste destaque permitem salientar as seguintes assimetrias territoriais:
– Na Educação, num contexto de melhoria da taxa de transição/conclusão no ensino secundário, todos os municípios da Área Metropolitana de Lisboa, do Algarve e da Região Autónoma dos Açores (com exceção da Calheta) apresentavam valores abaixo da média neste indicador.
– No Rendimento e condições de vida, verifica-se uma diferenciação do rendimento total líquido anual médio por agregado familiar segundo o grau de urbanização – 25 334 euros para as famílias residentes em áreas urbanas e 18 397 euros em áreas rurais..

Ler Mais »

Anuário Estatístico da Região Norte – 2016

Anuário Estatístico da Região Norte – 2016

INE

A edição deste ano segue a estrutura temática adotada nas edições anteriores, consistindo em 26 subcapítulos agrupados em quatro grandes domínios:
– O Território,
– As Pessoas,
– A Atividade Económica e
– O Estado.
No início de cada subcapítulo, apresenta-se um quadro com um conjunto de indicadores de síntese, visando uma comparação mais imediata do posicionamento das diferentes unidades territoriais nos fenómenos retratados.
Os quadros de informação são apresentados em formato bilingue (português e inglês) e disponibilizam as hiperligações para os indicadores em Dados Estatísticos | Base de Dados do Portal de Estatísticas Oficiais (www.ine.pt), com o nível de desagregação geográfica de acordo com a informação editada.
Esta publicação está ambém disponível na sua área autenticada em novorumoanorte.pt

Anuário Estatístico da Região Norte

19/12/2017

Fonte:INE

Partilhar:

Ler Mais »

Estatísticas da Produção Industrial – 2016

Estatísticas da Produção Industrial – 2016

INE

Esta publicação divulga as estatísticas da produção industrial em termos de produtos produzidos (em volume), de produtos vendidos (em volume e valor) e de prestação de serviços (em valor), relativas a 2016, elaboradas a partir dos resultados do Inquérito Anual à Produção Industrial.
Em 2016, o total das vendas de produtos e prestação de serviços na indústria transformadora (divisões 10 a 33, 35 e 38 da CAE Rev.3) atingiu 78,3 mil milhões de euros, representando um aumento nominal de 1,3% face ao ano anterior (+1,6% em 2015).
As atividades que registaram os contributos positivos mais significativos para o crescimento verificado no total da atividade (1,3%) foram as Indústrias alimentares, a Fabricação de máquinas e equipamento e a Fabricação de equipamentos informáticos, equipamento para comunicações e produtos eletrónicos e óticos com 0,4 p.p. cada. Estas atividades apresentaram variações positivas relativamente ao ano precedente de 2..

Ler Mais »

Banco de Portugal | Quadros da Empresa e do Setor

Banco de Portugal | Quadros da Empresa e do Setor

Quer fazer crescer a sua empresa?

Consulte os Quadros da Empresa e do Setor e compare o desempenho da sua empresa com outras empresas do mesmo setor e dimensão ou com empresas de outros países europeus.

14/12/2017

Fonte:Banco de Portugal

Partilhar:

Ler Mais »

Números de Portugal

Números de Portugal

PORDATA

A PORDATA atualizou o BI e QUADRO-RESUMO DE PORTUGAL com dados para o ano de 2016.
Numa só tabela estão reunidos mais de 70 indicadores que retratam Portugal em diferentes temas.
O Quadro-Resumo pode ser consultado online ou exportado para PDF ou Excel. Na consulta online cada indicador redirecciona para o quadro respectivo na Pordata.

Quadro-Resumo

15/12/2017

Fonte:PORDATA

Partilhar:

Ler Mais »
Estudos

EUA

EUA

Mercado

Os EUA são a maior economia mundial, tendo ocupado, em 2016, o 2º lugar no ranking de exportadores (depois da China), com 9,1% do valor global das exportações mundiais, e o 1º lugar no ranking de importadores, respondendo por 13,9% das importações mundiais. Em termos de investimento direto estrangeiro (IDE), os EUA foram, nesse ano, o maior investidor mundial, com 20,6% do investimento (líquido) global e o maior recetor, com 22,4% do valor mundial, tendo os fluxos de IDE representado 2,6% do PIB e 15,9% da formação bruta de capital fixo.
Por sua vez, o stock total de IDE ascendeu a 3 725 mil milhões de USD, em 2016, correspondendo a 20% do PIB e a 11 502 USD per capita.
A atratividade do mercado resulta da sua dimensão, do ambiente empresarial favorável, do elevado número de oportunidades e da presença de praticamente todas as grandes empresas multinacionais.
Os EUA são o 3º maior país do mundo, com um território que corresponde a cerca de metade do da América do Sul e ..

Ler Mais »
Estudos

Reino Unido

Reino Unido

Mercado

Com cerca de 65 milhões de habitantes, o Reino Unido é, segundo o Banco Mundial, a quinta economia mundial e a segunda da União Europeia. O país é líder na área da economia digital, acolhe as principais empresas mundiais em áreas como a engenharia e arquitetura, e possui as indústrias criativas com maior crescimento na Europa.
Segundo o The Economist Intelligence Unit (EIU), após um crescimento médio anual de 2% no período 2010-2015, a economia britânica cresceu 1,8% em 2016. Esta evolução foi impulsionada, em grande parte, pelo consumo privado (+2,8%).
O referendo de junho de 2016, com a opção dos britânicos pela saída da UE, deu origem a um período de grande instabilidade económica, política e institucional, com implicações económicas importantes e o abrandamento do crescimento começou já a fazer-se sentir.
A incerteza relacionada com as negociações do Brexit, a desvalorização da libra esterlina, e o aumento da inflação, contribuíram para travar o investimento..

Ler Mais »

Noruega – Breve Apontamento sobre o Retalho Alimentar

Noruega – Breve Apontamento sobre o Retalho Alimentar

Mercado

Este Breve Apontamento sobre o Retalho Alimentar na Noruega, agora editado pela AICEP, é uma publicação de caráter prático que identifica os principais produtos alimentares importados pela Noruega, bem como aqueles cujas compras ao exterior mais cresceram, as principais cadeias de retalho alimentar presentes no mercado e sinaliza as principais áreas de oportunidade no setor agroalimentar. Inclui, ainda, uma abordagem das questões regulamentares relacionadas com o setor.
A Noruega é uma economia próspera, com um PIB per capita elevado, estimado em 2017, segundo a Economist Intelligence Unit (EIU), em 75 039 USD.
Com uma população superior a cinco milhões de habitantes, é o quadragésimo maior importador mundial de produtos agroalimentares e o décimo sétimo em termos europeus.
O retalho alimentar está bastante consolidado, com hipermercados, supermercados e lojas discount com uma quota muito próxima dos 65%, seguidos pelas ..

Ler Mais »
Chinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish