Mercado: Turquia - CEVAL
25847
post-template-default,single,single-post,postid-25847,single-format-standard,bridge-core-1.0.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,transparent_content,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-18.0.9,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 

Mercado: Turquia

Mercado: Turquia

A Turquia encontra-se nos vinte países mais populosos do mundo, com uma população de cerca de 80 milhões de habitantes e uma idade média de trinta anos, a mais jovem de toda a Europa. Faz parte, igualmente, das vinte maiores economias a nível mundial, com um produto interno bruto (PIB) de 856,6 mil milhões de USD e um PIB per capita estimado de 10 760 USD em 2016, segundo dados do EIU – The Economist Intelligence Unit.

O setor dos serviços tem um peso considerável na economia turca, contribuindo com 61% para o PIB, sendo também de realçar o papel relevante da indústria transformadora (representa 32,1% do PIB). Apesar da redução gradual do contributo do setor agrícola para o PIB (6,9%), em termos percentuais, a agricultura emprega ainda quase 20% da população. O crescimento do PIB foi de 3,0% em 2016, prevendo-se que a economia possa registar um incremento de 3,2% em 2017 e 2018 e de 3,7% no período 2019-2021.

A Turquia foi o 31º exportador a nível mundial, o 21º importador e o 22º recetor de investimento direto do exterior em 2015.

Em termos do relacionamento económico bilateral, a Turquia ocupou a 17ª posição no ranking de clientes das exportações portuguesas em 2016, situando-se no 16º lugar enquanto fornecedor. As exportações portuguesas de bens para a Turquia registaram uma taxa média de crescimento anual, nos últimos cinco anos, de 4,9%. Também o número de empresas portuguesas exportadoras para a Turquia tem vindo a aumentar, verificando-se um acréscimo de cerca de 25% entre 2012 e 2016.

Ao nível das trocas comerciais, a adoção de um regime de importação (Import Regime of Turkey) decorrente do estabelecimento de uma União Aduaneira com a UE permitiu instaurar uma nova estratégia global de desenvolvimento do país, baseada na liberalização progressiva das trocas comerciais e na integração gradual na ordem jurídica turca do acervo comunitário, nomeadamente no que respeita à legislação de harmonização técnica e qualidade dos bens (General Assessment of the Regime Regarding Technical Regulations and Standardization for Foreign Trade / Harmonization to European Technical Legislation). A maioria dos produtos é importada livremente sem necessidade de licenciamento prévio. 



%d bloggers like this: