Eurorregião Norte de Portugal e Galiza têm nova entidade para promover a cooperação económica
Foi apresentado esta sexta feira, dia 13 de outubro, em Valença, o novo Agrupamento Europeu de Interesse Económico Transfronteiriço entre a Galiza e o Norte de Portugal – Mercatus.
Criado pela CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho e pela Câmara de Comércio, Indústria e Navegação de Tui, esta entidade vai estimular relações que promovam o desenvolvimento económico entre estas duas regiões, assim como facilitar ou desenvolver a atividade económica dos seus membros e melhorar ou aumentar os resultados desta atividade.
Durante a sessão de apresentação, o presidente da CEVAL, Luís Ceia, destacou a importância deste passo com a criação desta entidade que vai permitir potenciar as empresas e os empresários da região, criando e desenvolvendo sinergias transfronteiriças para um contínuo trabalho em conjunto.
Para o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Navegação de Tui, Anton Fonseca, segue-se um percurso de trabalho conjunto a favor das empresas e dos empresários para continuar a promover o crescimento da Galiza e do Norte de Portugal.
Com o Mercatus, os seus membros fundadores, propõem-se a realizar um conjunto de atividades, de forma a garantir a prossecução das linhas orientadoras que sustentaram a criação deste Agrupamento, tais como:
- Potenciar as atividades dos seus membros, associados, parceiros e empresas no espaço da Eurorregião – Galiza | Norte de Portugal;
- Estimular o desenvolvimento económico da eurorregião;
- Desenvolver o potencial transfronteiriço das empresas;
- Potenciar oportunidades económicas;
- Caracterizar a economia da região;
- Fomentar o empreendedorismo;
- Promover a digitalização e a eficiência energética;
- Proporcionar oferta formativa adequada ao mercado;
- Complementar a oferta e procura conjunta nos mercados internacionais;
- Participar em projetos transfronteiriço;
- Promover ações de networking empresarial;
- Realizar missões empresariais conjuntas e ações de Benchmarking internacional;
- Conhecimento da oferta económica da região;
- Procurar financiamento para desenvolver os objetivos acima mencionados e participar com terceiros em qualquer projeto que integre as missões expostas.
Dentro da proposta de trabalho apresentada prevê-se a realização de sessões de networking de âmbito setorial, em Portugal e Espanha, bem como, a realização de uma Conferência Empresarial do Rio Minho Transfronteiriço, desenvolvimento de uma rede empresarial entre a Galiza e o Norte de Portugal e incentivo ao empreendedorismo.
O Mercatus – Agrupamento Europeu de Interesse Económico Transfronteiriço entre a Galiza e o Norte de Portugal está agora lançado e pronto para trabalhar numa economia sem fronteiras.