ACIAB Comemorou o seu 110º aniversário no dia 14 de dezembro de 2021
A ACIAB – Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, assinalou, no dia 14 de dezembro de 2021, 110 anos de existência. A cerimónia comemorativa do centésimo décimo aniversário, decorreu no Auditório da Casa das Artes, em Arcos de Valdevez.
António Marques Campos, presidente da direção da ACIAB, referiu que é um orgulho presidir uma instituição com 110 anos de história, e para chegar a esta data só foi possível graças ao empenho, esforço, resiliência e trabalho dos dirigentes e colaboradores, e das diversas entidades que tem contribuído até aos dias de hoje, para que esta associação permaneça ativa e dinâmica.
Referiu ainda, que ao longo dos anos, direções e colaboradores, tem defendido os interesses dos associados, apoiando-os na defesa dos seus direitos, contribuindo para o empreendedorismo, a competitividade, a qualificação, a modernização de práticas e de estratégias de ação, sempre com o intuito de acompanhar as mudanças que a globalização mundial dos negócios e da economia, nos obriga, no nosso dia a dia.
Ao longo do discurso, António Marques Campos, deixou uma palavra muito especial, de agradecimento, aos colegas empresários, que tem contribuído para o êxito desta Associação, assim como às entidades parceiras, e outras entidades que tem trabalhado na implementação de Programas, Projetos, Iniciativas e Eventos, que permitem o Desenvolvimento do Tecido Empresarial.
Augusto Reis Marinho, enalteceu a ACIAB pelo trabalhado desempenhado em prol das empresas de Arcos de Valdevez e de Ponte da Barca ao longo dos 110 anos, o que tem permitido o dinamismo dos dois concelhos.
João Manuel Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, destacou o papel preponderante que a ACIAB tem desenvolvido na defesa do tecido empresarial da região e das atividades realizadas em parceria com o Município que tem cooperado para a dinamização das empresas e da região.
Francisco Peixoto Araújo, referiu que assinalar esta data é de extrema importância para deixar uma marca do nosso passado e dar a conhecer o nosso presente aos nossos associados e comunidade em geral. Frisou ainda, que foram vários os presidentes e membros da direção, vários os colaboradores que fizeram e continuam a fazer história desta instituição com 110 anos.
Ao longo do discurso, destacou a importância de editar o livro dos 110 anos, que narra o trabalho desenvolvido ao longo da última década e a medalha comemorativa, que simboliza todo o trabalho realizado ao longo dos 110 anos, em prol do desenvolvimento e dinamismo das empresas e da região, sendo esta uma forma de dignificar esta instituição, os seus dirigentes, os seus associados, os seus colaboradores e as entidades parceiras.
Referiu ainda, que as empresas associadas são o elo basilar desta instituição, e é para os sócios que a ACIAB trabalha diariamente.
Sublinhou ainda, o trabalho desenvolvido com as entidades parceiras, destacando os Municípios de Arcos de Valdevez e de Ponte da Barca, a AEP, a CCP, a CTP, a CEVAL, CONFMINHO, o IEFP a EPRALIMA, ARDAL, INCUBO, Cooperativa Agrícola, e outras entidades que tem colaborado com esta instituição e que tem contribuído para o dinamismo empresarial e económico da nossa região.
Francisco Peixoto Araújo, referiu no seu discurso que acredita no futuro da ACIAB, um Futuro Forte que é construído com otimismo, arrojo e muita ambição, sublinhando que “planeamos a estratégia com que trabalhamos e com o objetivo de atingir parâmetros de trabalho dignos e elevados, através da modernização do tecido empresarial, promoção a criação de empresas, aumento da competitividade nas Empresas, Incrementar o Fluxo Comercial, Fomentar o Empreendedorismo Inovador, Continuar a Apostar na Qualificação dos Recursos Humanos, Apoiar a Requalificação de Empresas, Alavancar Sinergias para o Crescimento Qualificado, Expandir o Tecido Empresarial, Comunicar com os Empresários e População” e assim “Somaremos os Pequenos Sucessos do Dia a Dia e Continuaremos Rumo ao Futuro”
Terminou a sua intervenção, agradecendo a confiança depositada nesta associação, e pela presença de todos nesta Cerimónia, o que dignificou esta data tão efeméride desta instituição, que são 110 anos de história.
Cristina Mendes, apresentou o Livro Comemorativo dos 110 anos da ACIAB, onde destacou o papel da Associação no mundo empresarial, referindo a importância da obra que sintetiza a história dos últimos 10 anos, referindo a vitalidade e dinamismo que sempre pautou o tecido empresarial da região, com principal enfase nos concelhos de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca.
José Luís Ceia, Presidente da CEVAL e da CONFMINHO, interveio com o tema “O papel das Associações Empresariais no Desenvolvimento do Alto Minho”, referindo que a ACIAB tem tido um papel relevante no mundo empresarial e na região sendo já uma referência a nível regional e nacional.
Nesta cerimónia, foram distinguidos os associados com mais de 25 anos, com o Livro e Medalha Comemorativa, num reconhecimento merecido por terem cooperado com a ACIAB de uma forma ativa e participativa e pela colaboração constante com a Associação nas atividades desenvolvidas, assim como as entidades parceiras desta associação.
A comemoração dos 110 anos de existência pretendeu, acima de tudo, sublinhar o papel da ACIAB na região, assinalando o trabalho desenvolvido com os diversos parceiros e empresários associados. A promoção e o desenvolvimento do tecido empresarial continuam a ser os objetivos para os quais a Associação trabalha, contribuindo para que as empresas tenham acesso à inovação e a instrumentos que lhes permitam maior competitividade e crescimento sustentado.
Fonte: ACIAB – Arcos | Barca