Medidas Digitais de Apoio à Economia – Teletrabalho

Programa de apoio a Cidadãos, Organizações públicas e privadas, e Escolas, em colaboração com empresas do setor tecnológico, para disponibilização de capacidade e aplicações de trabalho colaborativo em condições preferenciais

Confrontados com uma situação de exceção resultante da propagação do COVID-19, com impacto visível e significativo na vida das pessoas, o Governo tem vindo a tomar medidas de controlo e mitigação da propagação da pandemia que se instalou no nosso planeta.

Como não poderia deixar de ser, a utilização dos meios digitais desempenhou desde o início desta calamidade, um papel central, nomeadamente no contexto do teletrabalho.

Desde o dia 11 de Março, o Governo criou um Grupo de Resposta Digital ao COVID19, liderado pelo Secretário de Estado para a Transição Digital, para avaliar medidas de base digital, recorrendo ao envolvimento dos agentes públicos e privados numa lógica de resposta integrada.

No contexto específico do teletrabalho, juntamente com a AMA, o CEGER, os operadores de redes de telecomunicações (bem como a sua associação APRITEL) e algumas das principais empresas tecnológicas, criámos já várias ferramentas, vídeos e outros conteúdos de sensibilização para as melhores práticas de trabalho à distância.

Em parceria com as empresas tecnológicas, divulgámos neste portal um conjunto de ofertas de ferramentas de apoio ao trabalho com as seguintes premissas:

  • De utilização gratuita para Cidadãos, Organizações públicas e privadas e Escolas
  • Com provas dadas de escalabilidade e disponibilidade de serviço
  • Com portal de acesso ao produto/serviço em português
  • Com vídeos ou manuais de formação em português
  • Com acesso a contacto de suporte

Adicionalmente, poderão ser encontradas neste link, os vídeos de recomendações de melhores práticas sobre, nomeadamente:

A utilização dos serviços de apoio ao cliente

A utilização das redes de comunicações

O Uso seguro das redes de comunicação e internet

O Teletrabalho

Chinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish